Sort results by
Sort results by

Diversidade e Inclusão


Parte integrante da nossa Cultura

A Diversidade e a Inclusão são o nosso dia a dia. Respeitamos e encorajamos as características e talentos únicos de cada um independente de: raça, género, cultura, orientação sexual ou deficiência.


Diversidade no dia a dia

Somos responsáveis pela promoção da diversidade e inclusão através da nossa cultura, do nosso trabalho e comportamentos em sociedade, e da inovação.

Cultura

Colaboradores a trabalhar na sede da Nestlé Portugal


Construímos uma cultura inclusiva ao alavancar as diferenças existentes nos nossos Colaboradores.

Sociedade

Jovem trabalhadora a sorrir


Somos inclusivos na forma como atuamos e nos envolvemos com a sociedade e os nossos stakeholders.

Inovação

Andreia Vaz, Head of Innovation Beyond the Core na Nestlé


Pensamos nas necessidades de diversos consumidores e clientes quando produzimos e distribuímos os nossos produtos.

Na Nestlé, recrutamos pessoas que respeitem os nossos valores, valorizamos a igualdade de oportunidades e protegemos a privacidade de todos. Não toleramos qualquer forma de assédio ou discriminação. O nosso foco é criar ambientes de trabalho onde todos se sintam incluídos, possam ser quem realmente são, sendo tratados com dignidade e respeito. Este compromisso começa no recrutamento e continua até ao término da relação profissional. Em Portugal, existe um plano de ação de diversidade e inclusão para garantir oportunidades iguais para que todos contribuam, cresçam e se sintam valorizados.
 

As nossas ações:

Globalmente e em Portugal, os esforços da Nestlé estão concentrados em quatro áreas de foco para a diversidade e inclusão: igualdade de género, pessoas com deficiência, raça e etnia, e comunidade LGBT+.

Igualdade de género

Somos membros do Pacto Global das Nações Unidas desde 2001. E através do nosso Plano de Aceleração da Igualdade de Género, pretendemos aumentar anualmente a percentagem de chefias intermédias e ao nível de cargos de direção do género feminino.

Em Portugal, somos também um dos membros-fundadores do Fórum iGen – Fórum de Organizações para a Igualdade – desde 2013. Este fórum tem como principal objetivo reforçar e evidenciar a cultura organizacional de responsabilidade social incorporando, nas suas estratégias e nos seus modelos de gestão, os princípios da igualdade entre mulheres e homens no trabalho e no emprego.


Mulheres à conversa em ambiente de escritório

Pessoas com deficiência

Através de nossa associação à Global Business and Disability Network da Organização Internacional do Trabalho (OIT), promovemos a inclusão de pessoas com deficiência no nosso quadro de Colaboradores. Em 2020 assinámos o compromisso The Valuable 500 para colocar a inclusão de pessoas com deficiência no topo das nossas prioridades.

O nosso novo Campus Nestlé, em Linda-a-Velha, vem precisamente confirmar esta preocupação. Foi especialmente pensado e adaptado para que pessoas com deficiência possam trabalhar confortavelmente e se sintam bem no local de trabalho.


Mulher em cadeira de rodas a conversar com um grupo de colegas

Raça e etnia

A Nestlé tem avançado na inclusão racial e étnica há muito tempo. Hoje, mais de 85% das posições do comité de gestão nos países em que operamos são ocupadas por Colaboradores locais que são verdadeiramente representativos das comunidades que servimos. A Nestlé foi um dos membros-fundadores da iniciativa Partnering for Racial Justice in Business do Fórum Económico Mundial.

Em Portugal, em 2020, assinámos a Carta Portuguesa para a Diversidade, uma iniciativa da Comissão Europeia e da Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão, que descreve medidas concretas para promoção da diversidade e igualdade de oportunidades no trabalho independentemente da origem cultural, étnica e social, orientação sexual, género, idade, características físicas, estilo pessoal e religião.


Colaborador de raça africana a escrever em quadro branco

Comunidade LGBT+

Apoiamos com orgulho os Padrões de Conduta para Empresas da Organização das Nações Unidas para enfrentar a discriminação contra pessoas LGBT+.

Membros da comunidade LGBT+

Fazer parte de uma equipa de boas pessoas, cada uma com o seu talento, mas com um objetivo final comum, deixa-me motivada diariamente e faz-me gostar de trabalhar na Nestlé. Respeitamos cada pessoa como ela é, sem preconceito e valorizando o seu desempenho. Numa equipa de pessoas tão diversas, temos mais oportunidades de aprender e nos desenvolvermos profissionalmente, mas também pessoalmente.

Nos meus 22 anos de Nestlé tornei-me um cidadão do mundo. Tive a oportunidade de viver e trabalhar em França, em Espanha e na Suíça durante 9 anos e essas experiências alargaram os meus horizontes. Mostraram-me a riqueza da diversidade de culturas, línguas, percursos e pontos de vista. Ensinaram-me a importância de cultivar a abertura de espírito, a capacidade de me colocar na situação do outro e o respeito pela diferença. Temos que ser os agentes da mudança que queremos ver no mundo!

Sinto-me feliz na empresa que trabalho desde 2009. As políticas da Nestlé baseadas na diversidade fazem com que me sinta integrada como mulher, permitindo-me conciliar a função de mãe com a função de profissional especializada.

Saiba mais