O Nutri-Score ajuda a escolher melhor os produtos, graças à sua escala de cores e letras. Mas porquê? E como? Que nutrientes é que um produto tem de ter para receber um "A" - verde escuro ou um "E" - vermelho?

Numa única frase: O Nutri-Score é uma avaliação do perfil nutricional de alimentos pré-embalados colocado na frente da embalagem.

A base do cálculo para o Nutri-Score:

O Nutri-Score é calculado a partir de um algoritmo científico, utilizando a informação nutricional declarada referente a 100g de alimento ou 100ml de bebida. A quantidade de energia, gordura saturada, açúcar e sal contribuem para um resultado menos favorável; pelo contrário, a proporção de frutas, hortícolas, leguminosas, oleaginosas, óleo de colza e azeite, assim como a quantidade de fibra e de proteínas, contribuem para melhores resultados. A partir deste cálculo são atribuídas uma letra e uma cor, de acordo com a pontuação obtida.

O esquema de rotulagem nutricional Nutri-Score foi desenvolvido pela autoridade francesa de saúde pública - Santé Publique France - que continua a ser a entidade responsável pelo cumprimento dos critérios. Por isso, cada empresa que pretende implementar o Nutri-Score nas suas embalagens deve fazer um registo de cada produto na plataforma desta entidade.

Nutri-Score: resultado A
Nutri-Score: resultado B
Nutri-Score: resultado C
Nutri-Score: resultado D
Nutri-Score: resultado E

 

A, C ou D?

Como é que um produto recebe um "A" - verde escuro? Para o cálculo é feita a soma dos componentes "positivos" e a dos "menos positivos" que, lado a lado, será usada para fazer um balanço final.

No nosso gráfico encontra-se a escala do Nutri-Score e que valores têm de ser atingidos em cada nível:
Nutri-Score: infográfico

Como se fazem estes cálculos na prática?

Mas como se fazem os cálculos na prática e que particularidades é necessário ter em consideração? Para exemplificar, calculámos o Nutri-Score de uns cereais de chocolate fictícios:

Nutri-Score: exemplo de cálculo

NOTA: O nosso resumo do cálculo do Nutri-Score só apresenta os contornos gerais. Para consultar a avaliação oficial do Nutri-Score, visite o site da Santé Publique France.

Leia o nosso Relatório de Criação de Valor Partilhado de 2020.

Download
Capa do Relatório de Criação de Valor Partilhado