O sistema de avaliação nutricional Nutri-Score é fácil de interpretar e permite uma compreensão rápida do perfil nutricional de um alimento ou bebida. Passamos a explicar:

Que aspetos positivos é que o Nutri-Score promove?

O Nutri-Score tem vários benefícios para o consumidor, uma vez que o ajuda, com uma leitura rápida, a avaliar o perfil nutricional de um produto. Assim, o Nutri-Score ajuda a escolher melhor os alimentos e bebidas dentro da mesma categoria.

Este sistema de avaliação nutricional foi desenvolvido por investigadores independentes e já é aplicado em França desde 2016 e em vários outros países da Europa. Muitos estudos, com vários países, já comprovaram que o Nutri-Score é fácil de ler e compreender, e informativo.

Outra vantagem do Nutri-Score face a outros sistemas de avaliação nutricional de alimentos é que o cálculo é sempre feito com base em 100 gramas ou 100 mililitros, e não com base em porções. Isto permite a produtos de uma determinada categoria serem facilmente comparados diretamente.

Por parte da indústria alimentar, vemos o Nutri-Score como mais um incentivo para continuar a aperfeiçoar os nossos produtos e a melhorar a sua composição nutricional.

Nutri-Score: ícone 1

O cálculo é baseado nos valores nutricionais presentes em 100g ou ml e o resultado só deve ser usado para comparar produtos dentro da mesma categoria.

Nutri-Score: ícone 2

São considerados os ingredientes a incentivar ou a limitar.

Nutri-Score: ícone 3

Os consumidores podem, com uma leitura rápida, avaliar o perfil nutricional de um alimento.

Nutri-Score: ícone 4

O Nutri-Score é fácil de compreender e informativo.

Nutri-Score: ícone 5

O Nutri-Score é uma ajuda simples com potencial para orientar as preferências dos consumidores para uma alimentação mais equilibrada.

Nutri-Score: ícone 6

O Nutri-Score foi desenvolvido por investigadores independentes e a sua eficácia já foi comprovada por vários estudos.

E quais os desafios da simplificação?

O cálculo do Nutri-Score não considera todos os nutrientes ou componentes de um produto e o algoritmo na base do cálculo não é completamente transparente. Só através de uma simplificação é que uma avaliação da qualidade nutricional pode ser depreendida com uma leitura rápida. Nesse sentido, as informações pormenorizadas podem complementar a declaração nutricional no verso da embalagem, que continua a ser obrigatória. E assim, os consumidores interessados poderão encontrar informação mais detalhada nesse local da embalagem. Também a lista de ingredientes dá mais informação sobre a composição de um produto.

O Nutri-Score avalia o perfil nutricional de um produto com base em 100 gramas ou mililitros. Portanto, não é especificada a composição de uma refeição equilibrada nem uma porção recomendada. Então, continua a fazer sentido que a Roda dos Alimentos sirva de referência complementar para um dia alimentar equilibrado.

Leia o nosso Relatório de Criação de Valor Partilhado de 2020.

Download
Capa do Relatório de Criação de Valor Partilhado