De forma a oferecer aos nossos consumidores a melhor orientação possível nas embalagens de produtos alimentares e indo ao encontro do nosso propósito de ajudar as pessoas a levar vidas mais saudáveis, já desde junho de 2019 que defendemos o uso do Nutri-Score em toda a Europa como sistema interpretativo de informação nutricional de produtos alimentares e bebidas.

Em Portugal, segundo o estudo “Atitudes dos consumidores portugueses face à rotulagem alimentar” (IPAM, FCNAUP), 59% dos portugueses afirma ler regularmente os rótulos dos alimentos, mas 40% admite não compreender a informação aí constante para fazer escolhas mais saudáveis.

A Nestlé apoia a implementação obrigatória do Nutri-Score na Europa:

Atualmente, o Nutri-Score só é aplicado a título voluntário. Mas queremos mudar isso. Estamos empenhados em tornar o Nutri-Score no sistema de avaliação nutricional padrão da União Europeia e obrigatório na frente das embalagens.

Para isso juntámo-nos a mais de 30 investigadores, deputados e organizações de defesa dos consumidores, assim como outras empresas, como a DANONE, a AUCHAN e o LIDL. Numa carta redigida em conjunto, lançámos o nosso desafio a 28 de abril de 2020 à comissária da União Europeia, Stella Kyriakides.

E em Portugal?

A Nestlé iniciou a implementação do Nutri-Score nas embalagens dos seus produtos em junho de 2020. As primeiras embalagens de produtos Nestlé a incluírem este novo sistema de informação no nosso país foram os cereais de pequeno-almoço FITNESS Original e NESQUIK Alphabet, ambos classificados com "A" - verde escuro, seguidos da gama de produtos vegetarianos GARDEN GOURMET.

Dar aos consumidores as melhores ferramentas de informação para poderem fazer escolhas mais acertadas para si e para as suas famílias é um dos compromissos da Nestlé. O Nutri-Score oferece agora uma solução clara que ajuda o consumidor a decidir mais rápido. Para além disso, o Nutri-Score motiva as empresas de alimentos e bebidas a acelerar o desenvolvimento de produtos nutricionalmente mais equilibrados.

Paolo Fagnoni CEO da Nestlé Portugal

Leia o nosso Relatório de Criação de Valor Partilhado de 2020.

Download
Capa do Relatório de Criação de Valor Partilhado