Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Nestlé no Mundo

1866-1905

Os anos pioneiros

A nossa história começa em 1866, quando a empresa Anglo-Swiss Condensed Milk abre, na Suíça, a primeira fábrica de leite condensado da Europa. Henri Nestlé desenvolve um alimento infantil a partir de uma descoberta feita em 1867 e em 1905 a empresa por si criada funde-se com a Anglo-Swiss, formando o que hoje é o Grupo Nestlé. Durante este período, as cidades crescem, os caminhos-de-ferro desenvolvem-se e os navios a vapor ajudam a reduzir os custos das matérias-primas, estimulando o comércio internacional de bens de consumo.

Destaques

 

1866

condensed milk advertising, Milkmaid brand, Anglo-Swiss Condensed Milk Company

Os irmãos norte-americanos Charles e George Page ajudam a estabelecer a Anglo-Swiss Condensed Milk Company. Com a abundância de leite fresco na Suíça, estes irmãos aplicam os conhecimentos adquiridos na sua terra natal para construir, em Cham, a primeira instalação fabril europeia de produção de leite condensado. A sua Companhia começou a abastecer várias cidades industriais da Europa sob a marca Milkmaid, comunicando-o como uma alternativa segura e saudável ao leite fresco.


1867

Henri Nestlé's 'farine lactée'

O fundador da Nestlé, o farmacêutico de origem alemã Henri Nestlé, lança sua “farine lactée” (farinha láctea) em Vevey, Suíça. Henri Nestlé combinou o leite de vaca, com farinha de trigo e açúcar e desenvolveu um produto para o consumo por bebés que não podem ser amamentados, enfrentando, desta forma, altas taxas de mortalidade infantil. Nesta época começa a ser utilizado o icónico logotipo 'Nest'.


1875

agreement signed by Henri Nestlé'

Henri Nestlé vende sua empresa e fábrica em Vevey a três empresários locais. Estes empregam químicos e trabalhadores qualificados para ajudar a expandir a produção e as vendas.


1878

advertising by Anglo-Swiss and Nestlé'

Desenvolve-se uma feroz concorrência entre a Nestlé e a Anglo-Swiss, quando ambas as empresas começam a vender versões rivais de produtos originais, como o leite condensado e os cereais infantis. Ambas expandem para o exterior a sua produção e as suas vendas.


1882-1902

milk arrival in Cham, Switzerland'

Em 1882, a Anglo-Swiss expande-se para os EUA, mas a morte de George Page frustra os seus planos. Em 1902, a Companhia vende as suas operações estabelecidas nos Estados Unidos e abre caminho para uma eventual fusão com a Nestlé.


1904

employees working in a Swiss chocolate factory

A Nestlé começa a vender chocolate pela primeira vez quando assume as vendas e a exportação da Peter & Kohler. O próprio Henri Nestlé desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do chocolate de leite a partir de 1875, quando fornece o seu vizinho de Vevey, Daniel Peter com leite condensado, que este utiliza para desenvolver o primeiro produto comercial na década de 1880.

 
1905-1913

The Belle Époque

Em 1905, a Nestlé & a Anglo Swiss têm mais de 20 fábricas e começam a usar subsidiárias no exterior para estabelecer uma rede de vendas que abrange África, Ásia, América Latina e Austrália. Como a Primeira Guerra Mundial se aproxima, a empresa beneficia do período de prosperidade conhecido como o Belle Époque e torna-se uma empresa de laticínios global.

Destaques

 

1905

Nestlé Anglo-Swiss sales building in London, United Kingdom

A Anglo-Swiss e a Nestlé fundem-se para formar a Nestlé & Anglo-Swiss Milk Company. A empresa possui duas sedes, em Vevey e em Cham, e abre um terceiro escritório em Londres para impulsionar a exportação de leite. Ao longo de vários anos a empresa expande a sua gama para incluir um leite concentrado e leite esterilizado.

1914-1918

Sobreviver em tempo de guerra

A eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914, leva ao aumento da procura por leite condensado e por chocolate, mas a escassez de matérias-primas e os limites sobre o comércio transfronteiriço travam a produção da Nestlé & Anglo-Swiss Milk Company. Para resolver este problema a empresa adquire instalações fabris nos EUA e na Austrália. Até o final da guerra a Companhia tem 40 fábricas.

Destaques

 

1914

world map indicating supply and distribution channels during World War I

Começa a guerra em toda a Europa, o que vem interromper a produção da empresa, por outro lado, as hostilidades também impulsionam a procura de produtos lácteos da Nestlé, na forma de grandes contratos com o governo.


1915

Nestlé advertising on a soldiers canteen

O leite condensado é de longa duração e fácil de transportar o que o torna um produto muito popular junto das forças armadas. Por exemplo, em 1915 o exército britânico começa a distribuir o leite Nestlé em lata para os soldados nas suas rações de combate. A forte procura por este produto coloca as fábricas de leite da Companhia a trabalhar em pleno.


1916

Molico advertising

A Nestlé & Anglo-Swiss adquire a empresa de laticínios norueguesa Egron, que patenteou um processo de secagem por pulverização para a produção de leite em pó - um produto que o seu novo proprietário começa a vender.


1917-1918

warehouse

A escassez de leite na Suíça significa que a Nestlé & Anglo-Swiss Milk Company tem que entregar suprimentos lácteos frescos para ajudar as pessoas em várias vilas e cidades. Para atender à procura por leite condensado das nações em guerra, a empresa compra fábricas norte-americanas e estabelece acordos de fornecimento com empresas australianas, que mais tarde vêm a ser adquiridas pela Companhia.

 
1919-1938

Crise e oportunidade

O declínio da intensa procura militar por leite em lata causa, em 1921, uma grande crise para a Nestlé & Anglo Swiss Milk Company. A empresa recupera, mas é balançada novamente pelo crash bolsista de Wall Street, em 1929, o que reduz o poder de compra do consumidor. No entanto este período carrega muitos aspetos positivos: o corpo de gestão da empresa é profissionalizado, a investigação é centralizada e são lançados produtos pioneiros como o Nescafé.

Destaques

 

1921-1922

Nestlé laboratory in Vevey, Switzerland

A queda dos preços e os altos níveis de stock levam à primeira perda financeira para a Nestlé & Anglo-Swiss Milk Company, em 1921. Nesta época, Louis Dapples junta-se como Crise Manager e incentiva a empresa a nomear gestores profissionais pela primeira vez. A administração é centralizada e a pesquisa é consolidada num laboratório em Vevey, Suíça.


1929

advertising by chocolate company Peter-Cailler-Kohler

A empresa compra a maior empresa de chocolate da Suíça Peter-Cailler-Kohler, cujas origens remontam a 1819, quando François Louis Cailler cria uma das primeiras marcas de chocolate do país, a Cailler. O Chocolate torna-se agora uma parte integrante do negócio Nestlé & Anglo-Swiss Milk Company.


1934

Milo poster

A bebida maltada de chocolate, Milo, é lançada na Austrália e o seu sucesso faz com que mais tarde seja exportada para outros mercados. A empresa continua a desenvolver alimentos para bebés neste período inter-guerra e lança Pelargon em 1934, um produto fabricado com leite em pó e enriquecido com bactérias do ácido láctico, para melhorar sua digestão.


1936

chocolate advertising posters

Num mercado competitivo para o chocolate, como o da Suíça, a Nestlé incentiva Peter-Cailler-Kohler a inovar com o lançamento Galak chocolate branco e Rayon, um chocolate com mel e bolhas de ar. As vitaminas são um importante atrativo de venda na década de 1930, dentro da gama de produtos saudáveis, e a Nestlé lança o suplemento vitamínico Nestrovit, em 1936.


1938

Nescafé

NESCAFÉ é lançado como um "extrato de pó de café puro" que retém o sabor natural do café, que pode ser preparado pela simples adição de água quente. O produto é fruto da imaginação de Max Morgenthaler, que começa a trabalhar nele em 1929, quando o governo brasileiro pede à Nestlé & Anglo-Swiss Milk Company para encontrar um escoamento para o seu enorme excedente de café.

 
1939-1947

Enfrentando a tempestade

A eclosão da Segunda Guerra Mundial, em 1939, afeta praticamente todos os mercados, mas a Nestlé & Anglo-Swiss Milk Company continua a operar em circunstâncias difíceis, com o fornecimento dos civis e das forças armadas. Em 1947, a empresa acrescenta as sopas e temperos Maggi à sua gama de produtos e adota o nome Nestlé ALIMENTANA.

Destaques

 

1939

Nescafé ads

Temendo que as potências do Eixo pudessem ocupar a Suíça, a Nestlé & Anglo-Swiss Milk Company realoca alguns gerentes para um novo escritório em Stamford, nos EUA, país que passa a operar como segunda sede da empresa durante a guerra. Os combates na Europa fazem com que seja impossível para a Nestlé exportar leite desde a Europa, por isso a empresa fornece África, Ásia e Austrália a partir dos EUA, ampliando a produção na América Latina.


1942-1945

Nestlé chocolate ad

Inicialmente, a Segunda Guerra Mundial retarda as vendas de Nescafé, mas com a entrada dos EUA no conflito, a marca ganha rapidamente popularidade entre os militares norte-americanos. No final da guerra, Nescafé está também incluído no fornecimento de ajuda e de assistência no Japão e na Europa. A marca Nestea é lançada no início dos anos 1940.


1947

Maggi posters

A Nestlé & Anglo Swiss Milk Company funde-se com a empresa suíça ALIMENTANA, que produz sopas Maggi, caldos e temperos e é renomeada Nestlé ALIMENTANA. A história de ALIMENTANA remonta a 1884, quando Julius Maggi desenvolveu sopas secas ricas em proteínas para combater a desnutrição.  

1948-1959

Grande conveniência de consumo

O período pós-guerra é marcado pela crescente prosperidade e as pessoas nos EUA e na Europa gastam dinheiro em máquinas que tornam a sua vida mais fácil, como é o caso dos frigoríficos. Nasce uma época de procura por produtos de conveniência, também na área alimentar e a Nestlé ALIMENTANA atende a essa necessidade com novos produtos, incluindo o Nesquik e as refeições prontas de Maggi.

Destaques

 

1948

Nestea poster

Nos EUA, Nestlé Alimentana lança um chá solúvel, Nestea, que é fabricado usando o mesmo método que Nescafé,e pode ser servido quente ou frio. Nesquik, que se dissolve facilmente em leite frio, é também lançado nos EUA neste mesmoano e torna-se um dos artigos mais vendidos.


1954

Fondor poster

A farinha láctea infantil Nestlé está disponível desde 1948 como um produto em pó, mas é neste ano rebatizado como Cerelac. A nova marca Fondor lança um tempero em pó. Embalado numa embalagem de conveniência, este produto pode agora ser usado como um condimento na sala de jantar, bem como na cozinha.


1957

Ravioli enlatado é lançado sob a marca Maggi. O seu enorme sucesso leva a Nestlé a lançar mais enlatados e alimentos preparados, que se tornam um novo segmento de crescimento.

 
1960-1980

Congelados e produtos farmacêuticos

Diversas aquisições permitem à Nestlé entrar em rápido crescimento em novas áreas, tais como os alimentos congelados, permitindo expandir seus negócios tradicionais de leite, café e de alimentos enlatados. Na década de 1970 a empresa diversifica também os produtos farmacêuticos e cosméticos. Nesta época a Companhia começa a atrair críticas de grupos ativistas que alegam que a comercialização de alimentos para lactentes não é ética. A Nestlé torna-se uma das primeiras empresas a aplicar o código da OMS sobre substitutos do leite materno em todo o seu negócio.

Destaques

 

1960

Frisco and Jopa posters

Com o aumento do número de famílias que compram frigoríficos e arcas congeladoras, a procura por gelados está a aumentar. A Nestlé compra o produtor alemão Jopa e o fabricante francês Heudebert-Gervais para capitalizar esse crescimento e, em 1962, acrescenta ao seu portefólio a marca suíça Frisco. A Nestlé compra também a empresa britânica de enlatados Crosse & Blackwell.


1962

Findus products

A Nestlé compra a marca de alimentos congelados Findus ao seu detentor e fabricante sueco, e estende a marca a mercados internacionais. Findus é uma das primeiras empresas a vender alimentos congelados na Europa, após 1945.


1968

Os produtos lácteos refrigerados são cada vez mais populares. A Nestlé compra o produtor francês de iogurte Chambourcy. No início de 1970 é lançada a marca de iogurtes Sveltesse dirigida aos consumidores preocupados com a saúde e com a linha.


1969

A Nestlé entra nas águas minerais, através da compra de uma participação na companhia de águas francesa Vittel.


1973

Stouffer's advertisement

Para reforçar a sua gama de alimentos enlatados e congelados nos mercados anglo-saxónicos, a Nestlé assume a empresa norte-americana de alimentos congelados Stouffer Corporation e, em 1976,compra a marca de alimentos enlatados Libby, McNeill & Libby.


1974

Pela primeira vez, a Nestlé diversifica o seu portefólio fora da alimentação e bebidas, tornando-se um acionista minoritário na empresa de cosméticos L'Oréal.


1977

Renomeada Nestlé S.A, a empresa continua a sua estratégia de diversificação. Compra os laboratórios da marca de produtos farmacêuticos e oftálmicos Alcon, nos EUA. O declínio das taxas de amamentação leva alguns ativistas a questionar as estratégias das empresas do sector alimentar, incluindo a Nestlé e o seu marketing sobre a comida para bebé. Em 1977, os grupos ativistas apelam ao boicote dos produtos da Nestlé.

 
1981-2005

Nutrição, Saúde e Bem-Estar

Após anos de crescimento, a Nestlé dispõe de marcas não rentáveis e promove aquelas que satisfazem os consumidores cada vez mais conscientes da saúde, em consonância com a sua ambição em ser uma Companhia reconhecida em "Nutrição, Saúde e Bem-Estar". A empresa expande para os EUA, Europa Oriental e para a Ásia e traça metas para a liderança global nas águas, gelados e alimentos para animais.

Destaques

 

1981

As refeições congeladas Lean Cuisine, da marca Stouffer, são lançados com um baixo teor de gordura, o que lhe confere vendas impressionantes. A Nestlé e a L'Oreal Galderma estabelecem uma joint venture ativa em dermatologia. A Assembleia Mundial da Saúde adota o código da OMS sobre substitutos do leite materno e a Nestlé é uma das primeiras empresas a desenvolver políticas tendo por sua base esse código e a aplicá-las em toda a sua empresa.


1985

Carnation Company

Ao adquirir, nos EUA, por três mil milhões de dólares a sede da Companhia “Carnation”, a Nestlé adiciona ao seu portefólio marcas como Coffee-Mate. A Companhia entra no negócio de alimentos para animais de estimação ao comprar a marca Friskies.


1986

Nespresso

A história Nespresso começa com uma ideia simples: permitir que qualquer pessoa possa tirar um café tão perfeito quanto o de um barista profissional.


1988

KitKat, Nuts, Smarties

A Nestlé compra a empresa britânica de confeitaria Rowntree Mackintosh, adicionando marcas como Kit Kat, After Eight e Smarties ao seu portfólio. Adquire também a marca italiana de massas, molhos e confeitaria Buitoni-Perugina.


1991

A Nestlé estabelece uma joint venture com a General Mills e cria a Cereal Partners Worldwide, para produzir cereais de pequeno-almoço para o mercado global. A empresa cria também uma joint venture com a The Coca-Cola Company para formar Beverage Partners Worldwide, para fabricar e comercializar marcas, incluindo Nestea.


1992

Perrier

A Nestlé desenvolve a sua posição nas águas minerais, através da aquisição do Grupo Perrier, em França. Em 1993 é criada a Nestlé Sources Internationales como um negócio separado de águas, que é renomeado Nestlé Waters em 2002.


1997

O novo CEO Peter Brabeck-Letmathe vê potencial de crescimento na nutrição personalizada e articula a posição da Nestlé como líder em "Nutrição, Saúde e Bem-Estar".


1998

woman drinking Nestlé Pure Life

A Nestlé compra a empresa italiana de águas minerais Sanpellegrino Group. É lançada a Nestlé Pure Life nos países em desenvolvimento, para garantir água potável limpa e saudável. Aquarel é lançada na Europa dois anos depois.


2000

farmers

A Sustainable Agricultural Intiative Nestlé (SAIN) é lançada para promover a colaboração com os agricultores locais. Visa melhorar o seu nível de vida e garantir um fornecimento sustentável de matérias-primas.


2001

selection of Nestlé Purina Petcare products

A Nestlé compra a empresa norte-americana do sector alimentar para animais de estimação Ralston Purina e funde-se com a Nestlé Friskies Petcare, para estabelecer o novo líder de mercado em cuidados para animais de estimação, a Nestlé Purina PetCare.


2002

Mövenpick ice cream

Depois de expandir o seu negócio de gelados na década de 1990, a Nestlé adquire os direitos de licenciamento para produzir a marca premium Häagen-Dazs nos EUA e no Canadá, e compra a Mövenpick and Dreyer’s Grand Ice Cream em 2003. Adquire também a marca Chef de alimentos congelados, um negócio norte-americano que compra por 2,6 mil milhões de dólares.

 
2006-Hoje

Criação de Valor Partilhado

A Nestlé teoriza, pela primeira vez, sobre o seu conceito de responsabilidade social corporativa: a Criação de Valor Partilhado e lança o Cocoa Plan e o Nescafé Plan, para desenvolver cadeias de abastecimento sustentáveis em cacau e café. Enquanto reforça a sua posição em segmentos tradicionais, fórmulas infantis e alimentos congelados, a Nestlé fortalece o seu foco na nutrição médica.

Destaques

 

2006

A Nestlé estabelece a abordagem de Criação de Valor Partilhado na sua forma de estar nos negócios, segundo a qual qualquer benefício para os acionistas deve também criar valor para as comunidades onde atua e para a Sociedade em geral. A Nestlé adquire o negócio da Jenny Craig and Australian breakfast cereals company Uncle Toby’s.


2007

Um foco crescente em nutrição médica leva a Nestlé a adquirir a Novartis Medical Nutrition. Compra também a empresa de alimentos para bebés Gerber e as águas minerais suíças Fontes Minerales Henniez.


2009

first Creating Shared Value Forum

O primeiro Fórum de Criação de Valor Partilhado reúne especialistas em Nova Iorque para discutir os desafios globais nas áreas da Nutrição, da Água e do Desenvolvimento Rural, assim como o papel das empresas para ajudar a resolvê-los. O Fórum torna-se um evento anual. A Nestlé cria uma divisão de negócios de foodservice, chamado Nestlé Professional, a partir de 2009.


2010

The Nestlé Cocoa Plan

A Nestlé adquire o negócio de pizzas congeladas da Kraft Foods. O Cocoa Plan e o Nescafé Plan são lançados para desenvolver cadeias de fornecimento de cacau e café sustentáveis. O objetivo é melhorar as condições sociais nas comunidades agrícolas e garantir a sua rentabilidade.


2011

researchers at work

São estabelecidos o Nestlé Health Science e o Instituto de Ciências da Saúde da Nestlé. A missão destes centros é a investigação de base científica para o desenvolvimento de produtos nutricionais destinados à prevenção e ao tratamento de patologias crónicas. A Nestlé torna-se a primeira empresa de alimentos a trabalhar com a Fair Labor Association (FLA), para ajudar a combater o trabalho infantil na cadeia de abastecimento de cacau.


2012

A Nestlé adquire a Wyeth Nutrition, ex-Pfizer Nutrition, por 11,9 mil milhões de dólares, para reforçar a sua posição na nutrição infantil.


2013

A Nestlé Health Science compra a empresa de alimentação clinica norte-americana Pamlab, que se especializa em nutrição médica para pacientes com transtorno cognitivo leve e depressão. A marca e o negócio da Jenny Craig são vendidos na América e Oceânia.


2014

woman applying cream

Com a criação da Nestlé Skin Health, a Nestlé assume o controlo integral da joint venture criada, em 1981, na área dermatológica entre a Galderma e a L'Oréal. Ambas as empresas também terminam a sua joint venture Innéov, um negócio de suplementos nutricionais cosméticos, lançado em 2002. A Galderma adquire posteriormente alguns de seus ativos.


2015

Cailler

A Nestlé lança Cailler, a marca de chocolate suíço mais antiga ainda no ativo, como seu primeiro chocolate super-premium mundial. O negócio francês de alimentos congelados - Davigel – é vendido.