1919-1938

Crise e oportunidade

O declínio da intensa procura militar por leite em lata causa, em 1921, uma grande crise para a Nestlé & Anglo Swiss Milk Company. A empresa recupera, mas é balançada novamente pelo crash bolsista de Wall Street, em 1929, o que reduz o poder de compra do consumidor. No entanto este período carrega muitos aspetos positivos: o corpo de gestão da empresa é profissionalizado, a investigação é centralizada e são lançados produtos pioneiros como o Nescafé.

Destaques


1921-1922

Nestlé laboratory in Vevey, Switzerland 

A queda dos preços e os altos níveis de stock levam à primeira perda financeira para a Nestlé & Anglo-Swiss Milk Company, em 1921. Nesta época, Louis Dapples junta-se como Crise Manager e incentiva a empresa a nomear gestores profissionais pela primeira vez. A administração é centralizada e a pesquisa é consolidada num laboratório em Vevey, Suíça.


1929

advertising by chocolate company Peter-Cailler-Kohler 

A empresa compra a maior empresa de chocolate da Suíça Peter-Cailler-Kohler, cujas origens remontam a 1819, quando François Louis Cailler cria uma das primeiras marcas de chocolate do país, a Cailler. O Chocolate torna-se agora uma parte integrante do negócio Nestlé & Anglo-Swiss Milk Company.


1934

Milo poster 

A bebida maltada de chocolate, Milo, é lançada na Austrália e o seu sucesso faz com que mais tarde seja exportada para outros mercados. A empresa continua a desenvolver alimentos para bebés neste período inter-guerra e lança Pelargon em 1934, um produto fabricado com leite em pó e enriquecido com bactérias do ácido láctico, para melhorar sua digestão.


1936

chocolate advertising posters 

Num mercado competitivo para o chocolate, como o da Suíça, a Nestlé incentiva Peter-Cailler-Kohler a inovar com o lançamento Galak chocolate branco e Rayon, um chocolate com mel e bolhas de ar. As vitaminas são um importante atrativo de venda na década de 1930, dentro da gama de produtos saudáveis, e a Nestlé lança o suplemento vitamínico Nestrovit, em 1936.


1938

Nescafé 

NESCAFÉ é lançado como um "extrato de pó de café puro" que retém o sabor natural do café, que pode ser preparado pela simples adição de água quente. O produto é fruto da imaginação de Max Morgenthaler, que começa a trabalhar nele em 1929, quando o governo brasileiro pede à Nestlé & Anglo-Swiss Milk Company para encontrar um escoamento para o seu enorme excedente de café.