Atualização sobre a situação na Ucrânia e na Rússia
Estamos ao lado do povo ucraniano e dos nossos 5500 colaboradores da Ucrânia. Até à data, a Nestlé doou 18,5 milhões de francos suíços em géneros e em espécie a organizações humanitárias locais e para ajudar os refugiados da guerra em países vizinhos.
Em dezembro, anunciámos um investimento de 40 milhões de francos suíços numa nova instalação de produção na região da Volínia na Ucrânia Ocidental porque acreditamos no futuro da Ucrânia e no potencial económico do sector agroalimentar do país.
Desde o início da guerra na Ucrânia, reduzimos drasticamente o nosso portefólio na Rússia e implementámos as ações que anunciámos em março do ano passado. Redirecionámos as nossas atividades para o fornecimento de bens alimentares essenciais e de primeira necessidade aos habitantes locais e suspendemos a maioria dos produtos do nosso portefólio pré-guerra no país. Também cessámos as importações e exportações não essenciais de e para a Rússia.
Além disso:- Interrompemos a publicidade na Rússia;
- Suspendemos o investimento de capital no país;
- Continuamos a cumprir as nossas obrigações perante os nossos colaboradores;
- Estamos a cumprir com todas as sanções internacionais aplicáveis impostas à Rússia;
- A curto prazo, estas medidas serão implementadas e as nossas operações na Rússia irão concentrar-se em fornecer bens alimentares essenciais e de primeira necessidade.
No futuro, a nossa prioridade será proteger os nossos colaboradores na Ucrânia e as suas famílias. Continuaremos as nossas operações onde for seguro fazê-lo como parte do nosso compromisso de servir a população local. Também continuaremos a doar bens alimentares ao longo do ano para ajudar o povo ucraniano (no valor de 7 milhões de francos suíços). Estes donativos vêm complementar os donativos e contributos em géneros já prestados em 2022.
Estamos ao lado do povo ucraniano e dos nossos 5500 colaboradores da Ucrânia.