Qualidade e Segurança

Compromisso com os Consumidores

A principal prioridade da Nestlé centra-se na qualidade e segurança para os seus Consumidores. Isto aplica-se a todo o nosso portefólio, desde alimentos, bebidas e todos os nossos sistemas e serviços.

A garantia de qualidade e segurança dos produtos é um dos 10 Princípios Corporativos Empresariais da Nestlé, que são a base de toda a nossa atuação. 

Política de Qualidade

O modo de atuação para garantir a qualidade e segurança dos nossos produtos tem como base a Política de Qualidade da Companhia, que descreve os nossos compromissos:

• Construir uma base de confiança ao disponibilizar produtos e serviços que vão ao encontro das expectativas e preferências dos Consumidores;

• Cumprir, internamente e externamente, com todas as normas para a segurança alimentar, leis e requisições de qualidade;

• Garantir uma atitude de zero desperdícios e máximo de perfeição nos Colaboradores da Companhia;

• Requerer a qualidade como um objetivo transversal a nível global.

Sistema de Gestão de Qualidade

O nosso Sistema de Gestão de Qualidade é uma plataforma que aplicamos globalmente de forma a garantir a segurança alimentar, o cumprimento dos padrões de qualidade e para criar valor para os nossos Consumidores. O Sistema de Gestão de Qualidade interno é auditado e verificado por agências independentes e certificadas, como forma de provar a nossa conformidade com as requisições internas, as normas ISO e respetiva legislação.

Da quinta para o prato

O nosso Sistema de Gestão de Qualidade começa nas explorações agrícolas. Possuímos um longo percurso já traçado relativamente à colaboração com os agricultores nas comunidades rurais, ajudando-os a melhorar a qualidade do que produzem e a adotarem práticas ambientalmente sustentáveis.
 

Este sistema não só garante o acesso a matérias-primas de elevada qualidade, como também contribui para que os produtores aumentem os seus lucros. Geralmente, o nível de vida nas comunidades rurais melhora como resultado destas práticas, contribuindo ao mesmo tempo para questões ambientais e sociais, cruciais nos tempos modernos.

Qualidade através do design

A qualidade é construída desde o processo de desenvolvimento do produto, tendo em conta as exigências dos Consumidores e cumprindo todas as regulamentações e requisições referentes à segurança alimentar. A área de I&D da Nestlé aplica o seu método “Qualidade pelo design” em todos os seus produtos.

Boas práticas de fabricação

Aplicamos internacionalmente as reconhecidas Boas Práticas de Fabricação (BPF) para garantir a qualidade e segurança alimentar. As BPF cobrem todos os aspetos da fabricação, incluindo os procedimentos operacionais, formação dos Colaboradores, manutenção de equipamentos e manuseamento dos materiais.

Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos

Aplicamos o sistema internacionalmente reconhecido HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Point) para garantir a segurança alimentar. Este sistema preventivo, e com uma base científica, identifica, avalia e controla os perigos que são significativos para a segurança alimentar. Cobre todo o processo de produção dos alimentos, desde as matérias-primas, passando pela distribuição até ao seu consumo. Os nossos planos e sistemas do HACCP são verificados por entidades externas certificadas com as normas ISO 22’000:2005/ISO 2202-1. 
 

Utilização por parte do Consumidor

Todos os nossos produtos possuem informação de modo a garantir que são usados da forma mais segura e com o maior nível de qualidade para o Consumidor.

Serviço ao Consumidor

A nossa organização global de serviço ao Consumidor garante que seja possível uma resposta rápida a um qualquer problema, pergunta ou preocupação de qualquer Consumidor. Os rótulos de todos os produtos da Nestlé disponibilizam os contactos e convidam os seus Consumidores a comunicarem com a Nestlé.