Água e Sustentabilidade Ambiental

“Pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença. Passámos a utilizar garrafas feitas com 25% de plástico reciclado e através de uma parceria com a GreenOps, que montou postos de reciclagem em lojas como esta, estamos a encorajar mais pessoas a reciclar.” 
Monique Mims, Directora de Inovações, Nestlé Waters N.A., EUA 


“A reciclagem é um dos nossos valores fundamentais há 30 anos, desde que a Whole Foods foi criada. Preocupamo-nos com o que fazemos nas nossas comunidades e isso é algo que diz muito sobre aquilo que fazemos enquanto empresa. Recolhemos garrafas de plástico devolvidas através das máquinas fornecidas pelo nosso parceiro GreenOps que, em seguida, volta a processá-las.” 
Tony Banuelos, Líder de Equipa da Loja, Whole Foods Market, West Hollywood, LA, Califórnia, EUA

Contexto

Ao nível global, a combinação de factores como o crescimento da população, o aumento da riqueza e os padrões de vida actuais está a ultrapassar a capacidade do planeta para suportar os efeitos da actividade humana. Acreditamos que, nos próximos anos, iremos enfrentar uma grave crise ao nível dos recursos hídricos, a qual terá sérias consequências para a segurança dos alimentos. A cadeia alimentar, desde a agricultura até ao fabrico e ao consumo, contribui significativamente para a disponibilidade e a qualidade da água, as alterações climáticas, a utilização energética, a biodiversidade e a qualidade dos solos e do ar – e, ao mesmo tempo, depende em larga medida de todos estes recursos ambientais. A título de exemplo, a disponibilidade e acessibilidade da água doce já está a afectar as nossas próprias operações, pelo que é de esperar que as consequências das alterações climáticas se façam sentir nas nossas operações durante as próximas décadas.

Os nossos objectivos
A nossa ambição é a de produzir alimentos e bebidas que sejam nutritivos e saborosos, mas que também tenham a menor pegada ambiental possível. Assim sendo, envidamos todos os esforços no sentido de melhorar constantemente a nossa eficiência operacional e o nosso desempenho ambiental. Mediante a aplicação de uma abordagem do ciclo de vida, avaliamos os impactos das nossas operações e os impactos associados a toda a cadeia de valor num âmbito mais alargado, contribuindo deste modo para um futuro melhor e para a Criação de Valor Partilhado, quer para a Nestlé quer para a sociedade.

As nossas acções
Durante o ano transacto, investimos mais de CHF 220 milhões em iniciativas e programas de sustentabilidade ambiental. Continuamos a identificar e a introduzir projectos cuja finalidade é a de reduzir a nossa utilização da água, de fontes de energia não renovável e de outros recursos naturais; reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE); eliminar os resíduos e melhorar o desempenho ambiental das nossas embalagens. Trabalhamos ainda, lado a lado, com os nossos fornecedores a fim de promover práticas mais sustentáveis na nossa cadeia de aprovisionamento, incluindo a gestão responsável da água.


O nosso desempenho
Temos vindo continuamente a introduzir melhoramentos no nosso desempenho no que diz respeito ao consumo de água e às emissões de CO2, através de uma redução do nosso consumo de energia, na sequência de medidas operacionais de eficiência energética, e através de um avanço na direcção das fontes de energias renováveis. Uma maior quantidade de resíduos tem vindo a ser desviada dos aterros e incineradoras sem recuperação de energia. Além disso, entre as nossas prioridades continua a estar a redução do peso das embalagens.

Para obter mais informações, descarregue os documentos que se seguem:

 

Síntese da Criação de Valor Partilhado:

  • Valor para a Nestlé: Melhoramento contínuo do desempenho ambiental; fábricas mais eficientes; redução de riscos e custos; disponibilidade de matérias-primas e de água a longo prazo; crescimento rentável e sustentável.
  • Valor para a sociedade: Normas ambientais mais exigentes; rendimentos mais elevados e melhores condições de vida.