Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Combate aos Resíduos de Plástico

Combate ao Plástico 

Com os resíduos de plástico a continuarem a acumular-se nos aterros e nos nossos oceanos, colocando em risco a vida selvagem, combater a poluição por plástico nunca foi tão urgente. É uma prioridade urgente para nós e uma responsabilidade que levamos a sério.

Estamos a acelerar as nossas ações quando se trata de resolver o problema dos resíduos plásticos e estamos comprometidos em fazer uma diferença significativa em todos os lugares onde operamos.

Estamos a progredir, mas ainda há muito mais a fazer. Queremos ser líderes neste espaço.

A nossa Visão e o nosso Compromisso

A visão da Nestlé é que nenhuma das nossas embalagens, incluindo plásticos, acabe em aterros ou como lixo. Esta visão não é apenas um ideal - estamos a trabalhar arduamente para o concretizar e ajudar a alcançar um futuro sem desperdícios.

Em Abril no ano passado anunciámos o nosso compromisso de ter 100% das nossas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025. Em janeiro de 2019, definimos a nossa visão mais ampla para um futuro livre de resíduos e anunciámos um conjunto de ações específicas para cumprir o nosso compromisso.

Embora estejamos comprometidos em encontrar opções de reciclagem onde for viável, sabemos que 100% de reciclabilidade não é suficiente para enfrentar com sucesso o problema dos resíduos plásticos. Precisamos de desafiar os limites e de fazer mais. Estamos determinados a considerar todas as opções para resolver esse desafio complexo e adotar várias soluções que possam ter impacto agora. Por exemplo, acreditamos no valor de materiais à base de papel recicláveis e compostáveis e polímeros biodegradáveis, em locais onde a infraestrutura de reciclagem não existe.

À medida que implantamos novas soluções, nunca comprometeremos a saúde dos nossos consumidores. A segurança e a qualidade dos nossos alimentos e bebidas não são negociáveis.

As nossas ações

Enfrentar o complexo problema da poluição por plástico requer uma abordagem inclusiva e conjunta. Para realizar esse objetivo são necessárias ações específicas. De acordo com essa abordagem, estamos a dar passos tangíveis em:

1. Ser pioneiros no desenvolvimento de materiais alternativos

Criámos o Nestlé Institute for Packaging Sciences para desenvolver materiais de embalagem sustentáveis e colaborar com parceiros da indústria para ampliar a pesquisa e a inovação. Através deste Instituto, estamos a explorar atualmente uma série de inovações, incluindo novos materiais em papel, bem como polímeros biodegradáveis / compostáveis que também são recicláveis.

  • A nível global, lançamos no primeiro trimestre embalagens em papel para o Nesquik e nun segundo semestre lançaremos também o produto YES em embalagem de papel. Também a marca Milo introduzirá embalagens em papel em 2020.
  • Estamos a eliminar todos os plásticos que não são recicláveis ou que são difíceis de reciclar para todos os nossos produtos em todo o mundo até 2025 (pdf, 50Kb).
  • Como parte deste compromisso, a partir de fevereiro de 2019, começámos a eliminar todas as palhinhas de plástico dos nossos produtos.
  • A nível global, a Nestlé Waters está a trabalhar para aumentar até 35%, e até 2025, o conteúdo de PET reciclado nas suas garrafas. Este objetivo atingirá os 50% nos Estados Unidos até 2025, com um foco específico em Poland Spring, e 50% nas marcas europeias Acqua Panna, Buxton, Henniez e Levissima, também até 2025.
  • Lançámos uma parceria global com a Danimer Scientific para desenvolver uma garrafa marinha biodegradável e reciclável para o nosso negócio de água.
  • Reconhecendo os desafios na obtenção de materiais reciclados de qualidade alimentar, iniciámos uma colaboração com a PureCycle Technologies para produzir polipropileno reciclado de grau alimentício.
  • A Nestlé aliou-se à NaturALL Bottle Alliance, que visa desenvolver 100% de PET com base biológica para ser usado no nosso negócio de água.

2. Formar um futuro livre de resíduos

  • Estamos a fazer uma parceria com o Projeto STOP, uma iniciativa de primeira linha destinada a abordar o problema do despejo de plástico nos oceanos, por meio de parcerias com cidades e governos do sudeste asiático. O nosso primeiro piloto do Projeto STOP está a ser desenvolvido na Indonésia.
  • Somos signatários do Compromisso Global da New Plastics Economy, uma iniciativa liderada em conjunto pela Ellen MacArthur Foundation e pela UN Environment, para promover e incentivar o progresso na solução do problema dos resíduos plásticos.
  • Estamos determinados a reduzir o nosso uso de plásticos descartáveis. Estamos a introduzir embalagens reutilizáveis, novos sistemas de entrega e modelos de negócios inovadores.
  • Estamos a trabalhar com a organização Loop para desenvolver embalagens reutilizáveis.
  • Nos EUA estamos atualmente a testar embalagens de gelado reutilizáveis para a nossa marca Haagen-Dazs.
  • Temos já disponíveis em muitos países dispensadores de Nescafé e de Milo.
  • No início de 2020, lançaremos novos dispensadores de água, que utilizam tecnologia de ponta, permitindo que os consumidores encham as suas próprias garrafas reutilizáveis.
  • Estamos a fazer uma parceria com a Veolia para trabalhar na recolha, classificação e reciclagem de materiais plásticos, com ênfase especial em embalagens de plástico flexíveis. A parceria explorará também tecnologias para estabelecer modelos viáveis de reciclagem em diferentes países. Isso inclui tecnologias de reciclagem de produtos químicos, o que ajudará a Nestlé a aumentar o conteúdo reciclado das suas embalagens de água engarrafada para 35% e das suas embalagens totais para 15%, até 2025.
  • Juntamente com outras empresas, acabámos de lançar a Aliança de Reciclagem de Plásticos de África para desenvolver a infraestrutura de reciclagem em toda a África Subsaariana e criar empregos nesse sector.

3. Conduzir novo comportamento

  • As 4.200 instalações da Nestlé em todo o mundo estão a eliminar itens plásticos de uso único que não podem ser reciclados.
  • Também em todo o mundo, os nossos colaboradores estão a dedicar os seus dias de voluntariado à remoção de lixo e participarão em atividades de limpeza no Dia Mundial do Oceano (8 de junho de 2019). Para mais informações sobre como se pode envolver veja no site do Dia Mundial dos Oceanos.

 

Nestlé Portugal na linha da frente do compromisso

Em linha com os compromissos anunciados em abril de 2018, a Nestlé Portugal está na dianteira do processo de redução da utilização de plástico e a tomar medidas concretas:

  • Durante o mês de janeiro de 2019 todas as paletines (para mexer o café) que apoiam, nos pontos de vendas, as cinco marcas de café torrado da Nestlé – BUONDI, SICAL, TOFA, CHRISTINA e NESCAFÉ – deixaram de ser em plástico e passaram a ser em madeira.
  • Ainda no nosso negócio de café, está a ser estudada a substituição dos copos de plástico disponibilizados nas máquinas de vending por copos recicláveis, em papel cobertos por material mineral.
  • No que respeita aos materiais de embalagens, estão já em fase de ensaios, na fábrica de Avanca (multiproduto), bolsas 100% recicláveis para embalamento de produtos da gama de nutrição infantil e novos materiais de embalagens para o Nesquik achocolatado. 
  • Também na nossa fábrica de Avanca o filme retráctil (para envolvimento de packs de várias embalagens) será substituído progressivamente por cartão até ao final do ano. 
  • Na fábrica de cafés torrados do Porto vão ser testadas até finais de março duas novas estruturas 100% recicláveis para embalagens de café, em grão e moído, para o lar. 
  • Alinhado com a iniciativa global, os colaboradores da Nestlé Portugal vão realizar ações de recolha de plástico em algumas praias portuguesas, como forma de assinalar o Dia Mundial dos Oceanos, celebrado a 8 de junho.