Redução das gorduras saturadas e trans

O nosso compromisso:

Reduzir as gorduras saturadas e remover as gorduras trans através dos óleos parcialmente hidrogenados.

Os nossos objetivos

Até 2014 – 100% dos produtos destinados a crianças deverão cumprir os critérios de gorduras saturadas do “Nestlé Nutritional Foundation”.

Até 2016 – iremos reduzir em 10% os teores de gordura saturada dos produtos que não cumprem os critérios do “Nestlé Nutritional Foundation” e removeremos as gorduras trans provenientes dos óleos parcialmente hidrogenados (OPH’s).  
 

Os nossos progressos

Desde que foram estabelecidas as Políticas da Nestlé sobre gorduras saturadas, os níveis deste tipo de gorduras presentes em vários produtos – especialmente produtos para crianças – têm reduzido significativamente. No final de 2013, 96% dos produtos Nestlé destinados a crianças cumpriram os critérios de gorduras saturadas estabelecidos pelo “Nestlé Nutritional Foundation” (2012: 90%). No que respeita às gorduras trans, no final de 2013, quase todos os produtos alimentares e bebidas cumpriram as Políticas Nestlé. Em 2014, ao atualizarmos a política de remoção das gorduras trans dos produtos Nestlé, reforçamos o nosso compromisso de melhoria.

A nossa perspetiva

As gorduras fazem parte de uma alimentação equilibrada e saudável. Contudo, as autoridades de saúde pública recomendam uma redução dos teores de gordura saturada na alimentação, uma vez que os níveis atuais de ingestão representam um fator de risco para certas doenças não transmissíveis, como por exemplo doenças cardiovasculares. Para alguns tipos de produtos, reduzir os níveis de gorduras saturadas sem afetar a segurança, textura, aparência e sabor, representa um desafio tecnológico importante para os nossos cientistas. As gorduras trans podem estar presentes naturalmente em alimentos como o leite e produtos à base de carne. Contudo, a maioria das gorduras trans presentes na alimentação, vêm da presença de OPH’s nos alimentos, principalmente nos produtos de pastelaria, batatas fritas, pizzas e snacks. Estabelecemos um novo objetivo para reduzir todas as gorduras trans provenientes dos OPH’s. Estabelecemos também como prioridade a redução dos níveis nos produtos consumidos por crianças e famílias, tal como sopas, snacks, pizzas e refeições prontas a comer.

Notas:
Os produtos para os quais 50% ou mais dos consumidores estão abaixo dos 12 anos de idade, ou estão projetados para ou estão destinados para ou são entendidas como sendo destinadas para esse grupo etário.

Os critérios nutricionais da Nestlé são baseados nas ciências da nutrição e nas recomendações alimentares de saúde pública quer da Organização Mundial de Saúde quer das autoridades locais. Os nossos produtos são avaliados respeitando estes critérios, utilizando o sistema “Nestlé Nutritional Profiling”, que avalia os seus valores nutricionais e os classifica como tendo ou não “Nutritional Foundation”.