Redução de açúcar

O nosso compromisso:

Reduzir os teores de açúcares dos nossos produtos.

Os nossos objetivos

Até 2015 – Reduzir, para menos de 9g/porção, os teores de açúcares dos cereais de pequeno-almoço destinados a crianças ou adolescentes.

Até 2016 – Reduzir em 10% os teores de açúcar dos produtos que não cumpram os critérios do “Nestlé Nutritional Foundation”.  
 

Os nossos progressos

No final de 2013, 96% dos produtos destinados a crianças cumpriam já os critérios de açúcares do “Nestlé Nutritional Foundation” (2012: 90%).

A nossa perspetiva

Os açúcares são um grupo de substâncias doces que existem naturalmente nas frutas, leite, mel e alguns vegetais. As maiores fontes de açúcares são os alimentos e bebidas industrializadas, assim como os açúcares adicionados durante a confeção em casa e à mesa. As autoridades de saúde pública recomendam a redução do consumo de açúcar de adição porque em muitos países existe um risco elevado da substituição de alimentos e ingredientes essenciais e nutritivos da alimentação. Tal como acontece com o sal, a gradual redução do açúcar ajuda os consumidores a adaptar as suas preferências, fazendo com que estes adotem uma alimentação mais saudável a longo termo e que não compensem com a adição de açúcar de mesa ou prefiram outras alternativas com mais açúcar. Uma limitação evidente no nosso compromisso com a redução de açúcar é a questão de cumprir os requisitos legais, como é o caso do leite condensado. Para estes produtos estamos a trabalhar na melhoria das tabelas nutricionais e no guia de porções para os consumidores.

Notas:

Os produtos para crianças são definidos como produtos para os quais 50% ou mais consumidores estão abaixo dos 12 anos de idade, ou estão destinados para ou são entendidas como sendo destinadas para esse grupo de idades. Os produtos destinados a adolescentes são definidos como aqueles para os quais 50% dos consumidores têm idades inferiores a 18 anos e dentro disto, mais adolescentes que crianças.

Os critérios nutricionais da Nestlé são baseados nas ciências da nutrição e nas recomendações alimentares de saúde pública quer da Organização Mundial de Saúde quer das autoridades locais. Os nossos produtos são avaliados respeitando estes critérios, utilizando o sistema “Nestlé Nutritional Profiling”, que avalia os seus valores nutricionais e os classifica como tendo ou não “Nutritional Foundation”.