Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Os Nossos Fornecedores

A Nestlé rege a sua cadeia de abastecimentos por uma estrita política de Compras Responsáveis, que define a forma como a Companhia adquire as suas matérias-primas, os materiais de embalagens e os serviços, sempre com cuidado e respeito pelos indivíduos, pelas comunidades e pelo planeta. Desta forma, conseguimos dar a conhecer aos nossos consumidores de onde vêm e como são fabricados os nossos produtos. Esta politica de Compras Responsáveis é um pilar fundamental do propósito Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável e garante, simultaneamente, que todos os negócios da Companhia se baseiam em fundamentos éticos e sustentáveis.

Fornecedores locais

 

O que é um fornecimento responsável na Nestlé?

Em todo o mundo, trabalhamos diretamente com mais de 700.000 agricultores e com muitas outras empresas ao longo da nossa cadeia de abastecimento. Todos esses agricultores e trabalhadores são cruciais para a Nestlé, por essa razão a Companhia desenvolve uma política de proximidade, com formação e aconselhamento, para que todos ganhem com a excelência de matérias-primas. Para a Nestlé, o abastecimento responsável significa estar atento às questões sociais, ambientais, económicas e até de bem-estar animal.

No início de 2019, a Nestlé tomou a decisão de divulgar a lista de fornecedores juntamente com um conjunto de dados sobre as matérias-primas prioritárias que fazem parte do programa de Compras Responsáveis da Nestlé. Esta é a primeira divulgação desse tipo na indústria alimentar e visa aumentar a transparência no setor.

Em Portugal, em 2018, a Nestlé concentrou nos seus fornecedores nacionais 71% das suas compras, num valor global de 119 milhões de euros.

Por rúbricas, comprámos a fornecedores portugueses 37% das matérias-primas, 89% do material de embalagem e 90% dos serviços necessários às nossas operações. Em Portugal a Nestlé conta com mais de 1000 fornecedores locais das mais variadas áreas de atividade, sendo esta também uma forma de criar e partilhar valor com a sociedade portuguesa.

 

Matérias-primas

  • António Patrício é um jovem agricultor de Elvas que explora uma herdade com 170 hectares, 36 deles dedicados à produção de trigo BTP (Baixo Teor de Pesticidas) para alimentos infantis. É nas suas terras que tem origem o trigo para o fabrico de CERELAC. Após a colheita, o trigo resultante da sua exploração é vendido à cooperativa Cersul – Agrupamento de Produtores de Cereais do Sul S.A. – que posteriormente o envia para o moageiro.
  • A Acembex posiciona-se como o maior operador nacional de cereais (trigo, milho, arroz e cevada) e de outras matérias-primas para a indústria agroalimentar. A sua parceria com a Nestlé começou na década de 80, com o fornecimento de matérias-primas como o mel e as farinhas alimentares de trigo e com serviços de transporte refrigerado de peixe. Atualmente, a Acembex fornece vários tipos de cereais convencionais e biológicos com as características técnicas necessárias às especificidades de produção de várias das marcas de produtos Nestlé, na fábrica de Avanca. É pela Acembex que passa a cevada necessária à produção de MOKAMBO.
  • A Lusifar foi criada em 1968, dedicando-se aos princípios ativos para a indústria farmacêutica. Ao longo dos anos foi alargando a ligação a outras indústrias, entre as quais a alimentar, fornecendo aos seus clientes uma gama variada de matérias-primas. A relação comercial com a Nestlé começou há mais de trinta anos. Atualmente, a Lusifar fornece à Nestlé farinha de alfarroba, para a Farinha Pensal com Cacau, e também extrato de malte.

 

Moagem

  • Com uma relação comercial de mais de três décadas com a Nestlé, a Carneiro Campos fornece as farinhas de trigo e de milho que integram as receitas de marcas como NESTUM, CHOCAPIC, CRUNCH, GOLDEN GRAHMS e ESTRELITAS, dedicando também grande parte da sua produção às farinhas de trigo BTP (baixo teor de pesticidas), destinada ao segmento de alimentação infantil, como a CERELAC.

 

Material de Embalagem

  • Sendo atualmente um dos maiores fornecedores de embalagens na Península Ibérica, com atuação nos setores de food&beverages e higiene, a ligação da Graphicsleader à Nestlé começou em meados dos anos 50, com trabalhos realizados para NESTUM e, mais tarde, para CERELAC. Atualmente, a Graphicsleader abarca todas as áreas de negócio dos produtos Nestlé que são fabricados em Portugal. A parceria traduziu-se ainda na integração de um projeto pioneiro da Nestlé: uma ferramenta de gestão para a redução dos stocks, tanto de matérias-primas como de embalagens.
  • A BA Glass produz há cerca de 30 anos as embalagens de vidro para as bebidas de cereais (MOKAMBO, BOLERO, TOFINA, PENSAL e BRASA), para produtos alimentos infantis (Potinhos de fruta NESTLÉ e NESTLÉ refeições), para iogurtes e sobremesas da Nestlé. Todos os frascos da Nestlé apresentam um design exclusivo, resultado do trabalho conjunto desenvolvido pelos designers da BA Glass e as equipas de marketing e técnicas no desenvolvimento do produto.

 

Material de Ponto de Venda

  • A Cup & Saucer é uma referência incontornável na produção de porcelana. Foi fundada em 1988 com a ambição de vender chávenas para torrefatores em todo o mundo. Hoje, é a principal produtora de chávenas de café ao nível global – 85% da produção destina-se à exportação, sendo os países do Sul da Europa os mais representativos. A Cup & Saucer produz chávenas de café para as várias marcas da Nestlé Portugal há mais de 20 anos. A maioria dos modelos de chávenas BUONDI, SICAL, TOFA e CHRISTINA que se encontram nos cafés e restaurantes em todo o país são concebidos e produzidos pela empresa, que também conquistou outras filiais da Companhia – Espanha, Grécia, França e Itália, entre outras. Com a produção de chávenas para NESCAFÉ® Dolce Gusto®, passou a estar presente em cerca de 50 países com a Nestlé.

 

Transportes

  • A empresa Transportes João Amaral (TJA), sedeada em Avanca, trabalha com a Nestlé há mais de 50 anos. Com apenas quatro quilómetros a separar Estarreja, local da sede da transportadora, de Avanca, onde está instalada a primeira fábrica da Nestlé em Portugal, foi com naturalidade que a TJA assumiu os transportes das mercadorias da Companhia. Mesmo antes de trabalhar diretamente com a fábrica de Avanca, já fazia o transporte dos cereais, cafés e chocolates Nestlé importados, sobretudo de França, para o mercado português.