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“É Tempo de Regenerar!” com a Nestlé nos hipers e supers de Portugal

Campanha de ponto de venda
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  • Campanha de ponto de venda regressa para explicar ao consumidor o conceito da Regeneração, que vai além da sustentabilidade, para proteger, restaurar e renovar o Planeta, procurando deixar melhores as fontes de recursos utilizados.
  • Fazer avançar sistemas alimentares regenerativos em escala é o compromisso assumido pela Nestlé em setembro de 2021, sob o conceito Generation Regeneration, e que em Portugal conta já com 6 projetos que estão a contribuir para deixar melhores os recursos utilizados pela empresa, desde a agricultura regenerativa à implementação de frota de veículos elétricos.

 

A campanha de ponto de venda da Nestlé - “É Tempo de Regenerar!” - regressa este mês aos hipers e supers de todas as insígnias a operar no país (continente e ilhas) com o objetivo de sensibilizar os consumidores para a adoção de práticas mais regenerativas do meio ambiente, no seu dia-a-dia. Algumas das ações que podem melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e para as gerações futuras encontram-se na redução do desperdício alimentar, na reutilização e reciclagem das embalagens, na plantação de hortas urbanas que contribuem para a biodiversidade e no aproveitamento de borras do café como corretivo agrícola do composto orgânico que alimenta os solos.

Campanha É Tempo de Regenerar!

 

“É Tempo de Regenerar!” procura assim explicar aos clientes das várias insígnias de retalho o conceito da Regeneração que vai além da sustentabilidade. Significa deixar o Planeta melhor do que o encontrámos, protegendo, renovando e restaurando os ecossistemas naturais. Esse é o exemplo da Nestlé que, em Portugal e através do compromisso Generation Regeneration, apresenta 6 projetos que estão já a dar o seu contributo para fazer avançar sistemas alimentares regenerativos, envolvendo toda a cadeia de valor da empresa, nomeadamente:

  • Agricultura Regenerativa: a Agricultura Regenerativa visa a conservação e a restauração das terras agrícolas e do seu ecossistema. Proporciona benefícios aos agricultores, ao ambiente e à sociedade. Em Portugal, a Nestlé está a dar os primeiros passos ao trabalhar com os produtores de trigo para fomentar esta prática agrícola. A empresa já tinha anunciado a aplicação de um pacote de investimentos de 1,2 mil milhões de francos suíços, para, nos próximos cinco anos e a nível mundial, estimular práticas de agricultura regenerativa em toda a cadeia de fornecimento da companhia e no apoio aos agricultores. 
  • Plantação de Árvores: as árvores são um dos grandes aliados no combate às alterações climáticas nomeadamente pela forma como capturam e retêm carbono. Reflorestar contribui também para inverter a perda de biodiversidade, proteger habitats e promover o armazenamento de água. Em Portugal, a Nestlé comprometeu-se em plantar uma arvore por colaborador até final do 2022, num total de 2347. Durante o ano de 2021 foram já plantadas 1000 e as restantes serão plantadas até final do ano.
  • Painéis Fotovoltaicos: o sistema de painéis fotovoltaicos (351) instalado na sede da Nestlé Portugal tem uma capacidade de captação de CO2 equivalente a 2118 árvores adultas, por ano. Desenvolvido sob uma visão verde, o novo Campus Nestlé está a dar o seu contributo para o compromisso Nestlé de atingir Net Zero até 2050.
  • Apoio à Apicultura: entre 2021 e 2022, a marca NESTUM já ofereceu 700 núcleos de abelhas-rainha a apicultores profissionais em Portugal. Apoiar a resiliência da comunidade apícola é também reforçar a biodiversidade do país. É esse o objetivo da campanha “Juntos pelas Abelhas” que tem estado a repovoar o território com novas colmeias, sobretudo em regiões afetadas por calamidades como os incêndios florestais.
  • Eletricidade Renovável Certificada: através da utilização de eletricidade renovável certificada a Nestlé Portugal contribui para o objetivo global da companhia de reduzir a metade as emissões de CO2 até 2030 e de atingir a Net zero até 2050.
  • “Green Fleet”: o projeto Nestlé Green Fleet é pioneiro no país pela sua dimensão e está inserido no compromisso, assumido globalmente pela Nestlé, de atingir a Net Zero até 2050. Esta transformação da frota para veículos elétricos dará um relevante contributo, com uma redução estimada de 1800 toneladas de CO2 por ano, desde a sua total implementação em 2025, ano em que a companhia contará com uma frota de 500 viaturas elétricas apoiadas por 64 postos de carregamento.

A urgência do compromisso “Generation Regeneration”, assumido globalmente pela Nestlé em setembro de 2021, e perfeitamente alinhado com o compromisso da ONU de travar o aumento da temperatura média anual nos 1,5 °C, deve-se à crescente ameaça que as alterações climáticas e ambientais, a degradação das florestas, do solo e das águas, estão a colocar aos agricultores e às suas comunidades. Uma ameaça que coloca em risco as condições de vida dos agricultores, prejudicando a acessibilidade e a disponibilidade de alimentos de qualidade.

Além destas, outras iniciativas incluem ainda a promoção da biodiversidade, a conservação do solo, a regeneração dos ciclos da água e a integração da pecuária.

Ainda para apoiar a resiliência do sector agrícola a Nestlé está a levar a cabo várias iniciativas destinadas a incentivar os jovens pelo empreendedorismo no sector primário. A iniciativa Agripreneurship visa precisamente inspirar, formar e dar aos jovens agricultores de amanhã os meios necessários para poderem desenvolver os seus conhecimentos e as suas competências e alimentarem os seus espíritos empreendedores, para gerirem as suas produções de forma responsável e sustentável para as gerações futuras.

Dentro desta iniciativa estão a iniciar-se esta semana dois estágios na Fábrica da Nestlé em Avanca e na empresa fornecedora de cereais à Nestlé – Germen/Carneiro&Campos – para que alguns destes jovens tomem conhecimento com a fileira de produção do trigo, desde os campos de cultivo ao produto final.