Protegendo a água, o nosso maior recurso

Fique a conhecer o que a Nestlé está a fazer pelo mundo, relativamente à poupança de água e às melhorias para o seu acesso de uma forma segura.

Melhorar a eficiência do nosso uso da água

Estamos constantemente à procura de novas formas de reduzir, reutilizar e reciclar a água nas nossas operações. Recorrendo a novas tecnologias, a nossa fábrica “zero water”, no México, extrai toda a água que necessita a partir do leite, não recorrendo a nenhuma fonte de água natural para as suas operações. Este processo é realizado através da reutilização da água que é extraída com a transformação do leite fresco em produtos de leite em pó. Este projeto também está a ser desenvolvido de modo a ser aplicado na fábrica da Nestlé, na Califórnia.

Tratamento das descargas de água

Para ajudar a proteger o ambiente, estamos a tratar a água das fábricas que é descarregada no meio ambiente, de modo a garantir que se enquadra com o local do seu destino. Comprometemo-nos a gastar 18 milhões de CHF em novas instalações, melhoradas para o tratamento da água, e reforçámos os requisitos para a qualidade da água.


Sensibilizar os Fornecedores para o uso sustentável da água

Dado que a agricultura recorre a 70% da água potável acessível no planeta, nós promovemos a sustentabilidade junto de 700.000 agricultores com os quais trabalhamos diretamente e, disponibilizamos suporte em desafios específicos para a gestão da água e dos sistemas de rega. Tal inclui temas como as secas e as cheias, desperdícios de água e tratamento de desperdícios orgânicos e técnicas para o aumento de produção.

 

Defender políticas efetivas para a água e uma gestão responsável

Neste momento, 38% das nossas fábricas estão localizadas em locais de alta sensibilidade para com os recursos hídricos. O que torna a gestão responsável da água um fator crítico para a nossa área de negócio e para os nossos Parceiros. É nosso objetivo promover políticas e uma gestão da água que ajude todos os nossos Parceiros, espalhados pelo mundo, a usarem este recurso de uma forma sustentável. Saiba mais acerca dos nossos compromissos para uma gestão responsável da água.


Melhorar o acesso à água nas comunidades rurais

A Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV/CV) e a Nestlé têm colaborado em conjunto de forma a melhorar o acesso à água nas comunidades rurais, desde 2007. Ao dia de hoje, esta colaboração já ajudou cerca de 60.000 pessoas das comunidades produtoras de cacau da Costa do Marfim a acederem a este recurso.

Melhorar o acesso a água potável

Dado que milhões de pessoas não possuem acesso a água segura para consumo humano no Sul da Ásia, a Nestlé construiu instalações que fornecem água potável às pessoas nas escolas, hospitais e locais de culto. Estas unidades estão construídas recorrendo a poços de água instalando bombas de água, filtros e tanques de armazenamento.

Aumentar a consciencialização para a conservação da água

Nas escolas do Sul da Ásia, onde a Nestlé disponibilizou instalações para o tratamento de água, realizamos programas de educação para as crianças sobre a gestão sustentável da água e aumentámos a consciencialização para a conservação da mesma. O programa global de educação para a água da Nestlé Waters, o Projeto WET, ensina também as crianças sobre o ciclo de vida da água, o seu papel no equilíbrio do planeta e a importância da hidratação para um corpo saudável.


Aumentar o acesso ao saneamento básico

De forma a ajudar a providenciar acesso a saneamento básico e para aumentar a consciencialização para a higiene, a Nestlé ajudou a estabelecer mais de 80 comités para a água e saneamento em comunidades e mais de 68 clubes para a higiene em escolas na Costa do Marfim. Os membros destes comités são formados para promover as melhores práticas de higiene para os locais, e a Federação Internacional da Cruz Vermelha realiza inquéritos de avaliação da eficácia destes programas de saneamento nas escolas.

Suportar o desenvolvimento sustentável

Através do prémio Nestlé Criação de Valor Partilhado, damos assistência a projetos para desenvolvimento sustentável, através de apoio financeiro e suporte técnico especializado. No ano transato, MSABI foi o projeto vencedor, uma organização sem fins lucrativos, que possui um dos maiores programas rurais para a água, saneamento e higiene, na Tanzânia. Com o nosso apoio será possível aumentar a escala e capacidade deste projeto naquele país, onde apenas 47% da população rural possui acesso a água segura e apenas 15% a saneamento adequado.