Ciência inovadora Nestlé faz com que menos açúcar saiba igualmente bem

Dez 5, 2016

 

Cientistas Nestlé encontraram uma nova forma de utilizar um ingrediente tradicional e natural: o açúcar.

Os seres humanos conseguem saborear apenas uma fração do açúcar consumido, uma vez que os cristais de açúcar não são totalmente dissolvidos até serem engolidos. Assim, alterando a sua estrutura, é possível utilizar uma menor quantidade de açúcar num chocolate e fazer com que a língua do consumidor reconheça um teor de doçura quase idêntico ao anterior.

Esta descoberta irá permitir à Nestlé diminuir significativamente, até cerca de 40%, o total de açúcar utilizado nos seus produtos de confeitaria, mantendo um sabor agradável. Para a mesma sensação de doçura o consumidor consumirá menos açúcar do que habitualmente.

A Nestlé está a patentear a sua descoberta e irá começar a aplicar a mesma, nos seus produtos, a partir de 2018.

O resultado da investigação em causa irá acelerar os esforços da Nestlé no atingimento do seu compromisso de reduzir o açúcar nos seus produtos. Este é um dos vários Compromissos Nutricionais da Nestlé, que visam melhorar o perfil nutricional dos produtos e que incluem, por exemplo, a redução dos teores de açúcar, de sal e de gordura saturada, e o incremento da quantidade de vitaminas, minerais e cereais integrais.