Dia Mundial da Água 2017: Porquê desperdiçar água?

A fábrica que passou a usar apenas água reutilizada nas suas operações

Mar 22, 2017

 

Porquê desperdiçar água? Esta é a questão que todos nós temos vindo a colocar neste Dia Mundial da Água. O desperdício de água poderá não ser um tema sobre o qual passamos muito tempo a pensar, mas deveria ser. Reduzir o desperdício de água e reutilizá-la sempre que possível pode ajudar a preservar este recurso natural vital.

Existem inúmeras dicas sobre como reduzir o desperdício de água em casa. Desligue a torneira enquanto escova os seus dentes. Coloque um bloco no autoclismo. Tome um banho mais curto. Estas ações certamente ajudam, mas o Dia Mundial da Água é pensar numa escala maior.

Então, uma fábrica no México decidiu tomar uma medida mais drástica. Desligou completamente as torneiras e o seu consumo de água passou de 1,6 milhões de litros por dia para zero. Como respondemos à questão “Porquê desperdiçar água?”

 

Os benefícios da água do leite

Uma fábrica de laticínios da Nestlé tornou-se na primeira fábrica da Companhia ao nível mundial a atingir o objetivo “zero água”. Localizada no estado de Jalisco, esta fábrica usa apenas água reciclada nas suas operações.

Simplificando, em vez de extrair água do solo ou da rede pública, esta fábrica obtém toda a água que necessita a partir do leite que processa.

A fábrica usa leite de vaca fresco, normalmente com cerca de 88% de água, e aquece-o em baixa pressão para remover parte do seu teor de água.

 

Veja o vídeo da fábrica Mexicana “Cero Agua”.

O vapor resultante deste processo é então condensado, tratado e utilizado para limpar as próprias máquinas de evaporação. Uma vez lavadas as máquinas, a água é recolhida uma vez mais, purificada e reciclada uma segunda vez, não havendo recurso ao uso de qualquer água externa.

Os abastecimentos de água estão sob forte pressão no México devido ao crescimento populacional. Assim, poupar a água subterrânea é de uma importância vital para o bem-estar das populações locais.

 "No México, bem como em todo o mundo, a água é um recurso vital e frágil", diz Paul Bulcke, Presidente da Nestlé. "Devido à relevância da água na produção dos alimentos e o seu papel na preservação da vida, a Nestlé ao nível mundial continuará à procura de iniciativas que contribuam para a manutenção e o acesso aos recursos naturais".

 

Três formas de poupar água

A maior Companhia de alimentação do mundo usa uma abordagem composta por três etapas para reduzir a água nas suas fábricas.

Na primeira etapa, os engenheiros olham para a forma de otimizar os processos de produção existentes. Na segunda etapa, estes olham para as oportunidades de reutilizar a água já utilizada. Na terceira etapa, estes encontram novas formas de extrair a água das matérias-primas e reciclam-na.

A fábrica de laticínios no México é um excelente exemplo desta inovação composta por “três etapas”.

A abordagem destas três etapas tem sido utilizada em mais de 80 fábricas em todo o mundo, permitindo reduções no consumo de água entre 10% e 30%.

Esta fábrica Mexicana tem tido tanto sucesso que já está em curso o projeto de transformar a fábrica de leite da Nestlé da cidade Californiana de Modesto, igualmente numa fábrica "zero água".

O projeto de 7 milhões de francos suíços deverá economizar cerca de 286 milhões de litros de água por ano, quando estiver concluído em 2018.

 

Um recurso precioso

A organização World Resources Institute está a ajudar a Nestlé a poupar água, assegurando que a gestão da água é ambiental, social e economicamente benéfica.

A inovação e a gestão criteriosa têm ajudado a Nestlé a reduzir o consumo de água em cerca de um terço nos últimos 10 anos. Mas o trabalho nunca está concluído. A Companhia está empenhada em permanecer na vanguarda para aumentar a eficiência e reduzir todos os tipos de resíduos, sempre que possível.

 

O sexto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas é reduzir para metade as águas residuais não tratadas, aumentar a reciclagem de água e a reutilização segura. A indústria é essencial para se atingir este objetivo.

Projetos como esta fábrica "zero água" mostram o que é possível atingir e destacam o valor de se perguntar constantemente "Porquê desperdiçar água?"

Veja o Infográfico e fique a conhecer as 5 ações para a conservação de água, implementadas nas nossas fábricas da Califórnia.