Formação profissional realizada a 100% em contexto real de trabalho

Out 18, 2017

 

Duas dezenas de alunos-formandos da Escola Profissional de Aveiro iniciaram ontem o ano letivo, na nova unidade de qualificação profissional a funcionar nas instalações da Nestlé em Avanca e no Porto.

Esta parceria entre a Nestlé e a Escola Profissional de Aveiro resulta da experiência acumulada com um projeto-piloto desenvolvido, com grande sucesso, nos últimos três anos, pelas duas entidades. Na Nestlé irá iniciar-se um Curso de Técnico de Manutenção Industrial de Metalurgia e Metalomecânica, destinado a jovens com o 9º ano de escolaridade e que pretendem obter o 12º ano e uma certificação profissional de nível 4 de Técnico de Manutenção Industrial.

Esta formação irá decorrer totalmente em ambiente empresarial, nas unidades de Avanca e Porto da Nestlé Portugal, S.A., e será desenvolvida num modelo completamente inovador, envolvendo as duas unidades fabris e o centro de distribuição do grupo em Portugal, proporcionando aos novos 20 alunos-formandos experiências únicas de aprendizagem em contexto real de trabalho.

Segundo a Diretora de Recursos Humanos da Nestlé Portugal, Maria do Rosário Vilhena, “esta é uma oportunidade de a Companhia, no cumprimento da sua política de responsabilidade social, contribuir para a formação de jovens que procuram uma forma alternativa ao regime geral de ensino, através da partilha do know-how dos nossos Colaboradores com os jovens durante o seu percurso académico. Assim, proporcionaremos um conhecimento teórico aliado à prática regular, permitindo cimentar os conhecimentos com a experiência em contexto real de trabalho”.

Por seu lado, Jorge de Almeida Castro, Administrador da Escola Profissional de Aveiro, considera que “as empresas competentes de hoje, preocupadas com a sua qualidade produtiva e que pretendem acrescentar valor às Comunidades onde estão inseridas, têm o desafio de participar ativamente na qualificação dos seus recursos humanos, reconhecendo que tal só será possível em parceria com entidades formadoras também preocupadas com a educação e a valorização do território, designadamente com a empregabilidade efetiva dos jovens. É por isso que a Nestlé e a Escola Profissional de Aveiro são parceiras neste projeto de qualificação profissional único em Portugal”.

Com esta parceria, a Escola Profissional de Aveiro e a Nestlé Portugal unem esforços no desenvolvimento de um processo de qualificação profissional mais próximo das pessoas e das suas necessidades, contribuindo para o desenvolvimento social e económico da região de Aveiro.