Nestlé e a “Aliança para a Juventude” já criaram 90 mil oportunidades de emprego e formação

Nov 20, 2017

A Comissão Europeia organizou, entre os dias 20 e 24 de novembro, a 2ª Semana das Competências Profissionais, uma iniciativa que teve como objetivo a promoção da Vocational Education & Training (VET). Pelo segundo ano consecutivo, a Nestlé e a "Aliança para a Juventude" contribuiram fortemente para esta iniciativa da Comissão, com mais de 30 eventos e atividades desenvolvidas em 23 países da Europa, Médio Oriente e Norte de África. Com mais de 200 parceiros de negócio, a "Aliança para a Juventude" criou, no espaço de um ano, cerca de 90 mil oportunidades de emprego e formação.

Lançada pela Nestlé em 2014, a "Aliança para a Juventude" comprometeu-se com o desenvolvimento de uma série de iniciativas individuais e conjuntas para dar aos jovens significativas experiências de trabalho e de estágio, que os ajudem no início das suas vidas profissionais. As empresas que formam parte desta aliança mobilizaram também os seus colaboradores para se envolverem diretamente com as comunidades e ajudarem os jovens a prepararem-se melhor para o mercado de trabalho, oferecendo conselhos práticos, clínicas de CV e de preparação para entrevistas de emprego. Os parceiros da “Aliança para a Juventude” são membros ativos da European Alliance for Apprenticeship da Comissão Europeia, promovendo estágios e formação como embaixadores ativos da formação profissional em toda a Europa.

Marco Settembri, CEO da Nestlé para a Zona EMENA: "Desde o lançamento da nossa iniciativa “Aliança para a Juventude", em 2014, criámos 760 projetos de ensino dual que combinam formação on-the-job com a aprendizagem académica em ambiente escolar / universitário. Estou muito feliz por ver que, desde 2016, já criámos 90 mil postos de trabalho e oportunidades de estágio.”

Além das conquistas da “Aliança para a Juventude”, a Nestlé foi reconhecida como um empregador atrativo. A Companhia chegou ao top-cinco do ranking internacional Happy Trainees e foi também a empresa do setor de alimentação e bebidas com a maior pontuação.

"Estou muito orgulhoso por ver que a nossa juventude considera a Nestlé como um empregador muito atrativo e que estão satisfeitos com a experiência que ganham connosco. No final do dia, o que mais importa é que eles sintam que aprenderam, cresceram e desenvolveram novas capacidades durante os seus estágios. É assim que podemos capacitá-los", diz Alfredo Silva, Diretor de Recursos Humanos da Nestlé para a Zona EMENA.

O sucesso desta iniciativa na Europa incentivou a Nestlé a implementá-la globalmente em 2016, ampliando assim o seu raio de alcance e de impacto, cobrindo toda a cadeia de abastecimento em 2017. Com esta iniciativa global para a Juventude, a Nestlé quer ajudar os jovens de todo o mundo a ter acesso a melhores oportunidades económicas. Em setembro de 2017, a Nestlé também se juntou à Global Initiative on Decent Jobs for Youth, uma iniciativa liderada pela Organização Internacional do Trabalho para aumentar a ação e o seu impacto no emprego jovem.