Sort by
Sort by

Nestlé Portugal celebra 93 anos com homenagem ao local do seu nascimento: o Lugar de Pensal

Voltar aos Comunicados de Imprensa
A Nestlé celebra 93 anos de presença em Portugal com uma homenagem ao local onde tudo começou: o Lugar de Pensal. Foi neste lugar da freguesia de Avanca, em Estarreja, que em 1923 foi lançada a primeira pedra daquela que é hoje a maior unidade de produção da Nestlé no nosso país - a Fábrica de Avanca – e, simultaneamente, foi este lugar que deu nome a duas das mais emblemáticas marcas portuguesas da Nestlé: uma bebida de cereais e uma farinha de pequeno-almoço.

A Nestlé Portugal homenageará o lugar do seu nascimento, e berço de muitas outras marcas da Companhia, com o descerramento de uma placa de toponímia que passará a identificar fisicamente o Lugar de Pensal, mantendo-o na memória coletiva da freguesia de Avanca, do Concelho de Estarreja e de todos quantos visitem a região.

O Lugar de Pensal localiza-se na terra natal do Professor Egas Moniz (Prémio Nobel da Medicina em 1949), o grande mentor da entrada da Nestlé em Portugal – por via da constituição da Sociedade de Produtos Lácteos. Profundo conhecedor do trabalho que Henri Nestlé havia desenvolvido no século XIX em prol do combate aos elevados níveis de mortalidade infantil, Egas Moniz replicou em Portugal a necessidade de desenvolver uma nutrição com maior qualidade e adaptada às reais necessidades nutricionais da população portuguesa, atuando, com grande sucesso, no incremento da produção de leite, o que lhe granjeou, dez anos mais tarde (1933), o exclusivo de fabricação e venda de produtos Nestlé.

“Quisemos homenagear o Lugar de Pensal por ser aqui que a Nestlé começou a cumprir o seu sonho de melhorar a nutrição dos portugueses”, refere Jordi Llach, Diretor-Geral da Nestlé Portugal, SA., sublinhando que, passados 93 anos “a Nestlé continua empenhada na melhoria da qualidade de vida das famílias portuguesas, através do fabrico de produtos nutricionalmente equilibrados, saborosos e adaptados à conveniência dos consumidores portugueses, mas também através da educação para uma alimentação cuidada, integrada em estilos de vida saudáveis e ativos. São estes os nossos compromissos com os Consumidores.”

De PENSAL para o mundo

Pouco depois do início da construção da fábrica de Avanca, Pensal rapidamente deixou de ser apenas o nome de um Lugar, emprestando o seu nome aos produtos que a fábrica produzia nos primeiros anos, sobretudo derivados do leite, manteiga, queijo e mesmo leite em pó. PENSAL foi já marca de manteiga e de leite em pó e esteve sempre presente no portefólio da Nestlé Portugal ao longo dos seus 93 anos de história. Chegou aos dias de hoje como marca de uma deliciosa bebida de cereais solúvel (inicio de produção em 1976) e de uma nutritiva farinha de pequeno-almoço (inicio de produção em 1968). Estas marcas continuam a ter, nos dias de hoje, um forte pendor de inovação, porque na Nestlé os produtos acompanham gerações de famílias, crescendo e adaptando-se a elas. Recentemente, a bebida de cereais PENSAL foi lançada numa nova variedade, com Aveia, e toda categoria de bebidas cereais onde se inclui o PENSAL viu a sua imagem e embalagens renovadas.

Ambas as marcas levam hoje o nome do Lugar de Pensal a vários pontos do Globo. Quer a bebida de cereais, quer a farinha PENSAL são exportados para três continentes: Europa (França, Suíça, Bélgica, Luxemburgo e Holanda), África (PALOP’s) e América do Norte (EUA e Canadá).

Além destes produtos com a marca PENSAL, a fábrica de Avanca é ainda responsável pela produção de outras marcas icónicas da Nestlé Portugal, como a farinha CERELAC, os cereais NESTUM, os cereais de pequeno-almoço CHOCAPIC, ESTRELITAS e NESQUIK e as outras bebidas de cereais como o MOKAMBO, a BRASA, a TOFINA e o BOLERO.