Dia Mundial do Ambiente

Nestlé Portugal investiu 8,5 M€ em ambiente e reduziu 66% no consumo de água e 87% nos resíduos para aterro

Jun 5, 2017

A Nestlé Portugal reduziu, nos últimos sete anos, 66% o consumo de água (de 16,53m3 por toneladas de produto terminado em 2010, para 5,55m3 em 2016) e em 87% os resíduos enviados para aterro (das 483 em 2010, para 63 toneladas em 2016) nas operações das suas três fábricas em território nacional: Porto (cafés torrados), Avanca (multiprodutos à base cereais) e Lagoa, nos Açores (leite em pó). Estes são dois dos resultados obtidos com um investimento de 8,5 milhões de euros em infraestruturas de meio ambiente, realizado no período 2010-2016.

 

Veja aqui o Infográfico

No último ano do período analisado – 2016 – a Nestlé investiu um total de 140.000 euros em infraestruturas de Ambiente, tendo obtido na fábrica de Avanca uma redução de 42% nos resíduos enviados para aterro e na fábrica de Lagoa (Açores) uma redução de 18% das emissões diretas e indiretas e uma diminuição de 37% nos resíduos enviados para aterro, ambas por tonelada de produto terminado. Por seu lado, na fábrica do Porto a Nestlé obteve uma redução de 6% no consumo de água, de 4% no consumo de energia e de 17% nos resíduos enviados para aterro, medidos igualmente em tonelada de produto terminado.

O investimento total registado em 2016 visou, entre outras, a melhoria da rede de vapor e de ar quente para redução do consumo de combustível, a introdução de estruturas para redução de ruído ambiente, a implementação de medidas de diminuição das emissões atmosféricas e a redução do consumo de eletricidade e de energia térmica. 

Como reforça Miguel Serra, Diretor de Operações da Nestlé Portugal, “Estes resultados são fruto dos esforços que temos realizado nesta área e do cuidado que a Nestlé coloca no uso sustentável dos recursos naturais, quer os necessários ao fabrico dos nossos produtos, quer os necessários à sua preparação em casa dos portugueses. Esta é mais uma forma de a Nestlé contribuir para um futuro mais saudável, ao mesmo tempo que, através dos seus produtos, contribui para a qualidade de vidas das famílias portuguesas e das suas comunidades”.

A formação em meio ambiente tem sido também uma forte aposta da Companhia, através da realização de ações de formação para colaboradores relacionadas com temas de sustentabilidade ambiental, que inclui ainda um curso e-learning em “sustentabilidade ambiental na Nestlé”.