Nestlé S.A. anuncia os resultados anuais de 2017

15 Fev, 2018

Resultados 2017 Nestlé S.A. 

• Crescimento orgânico de 2,4%, com 1,6% do crescimento interno real (RIG) e uma variação de preços de 0,8%.

• O total de vendas reportadas aumentou 0,4% para CHF 89,8 mil milhões (2016: CHF 89,5 mil milhões). Os desinvestimentos líquidos tiveram um impacto negativo de 1,9% (devido sobretudo à criação da joint venture Froneri).

• A margem de lucro operacional subjacente superou as expectativas, subindo 50 pontos base a câmbios constantes e 40 pontos base numa base reportada, para 16,4%.

• A margem de lucro operacional decresceu 60 pontos base sobre a base reportada, para 14,7%, em linha com as nossas expectativas de outubro de 2017. Está incluído um aumento de CHF 900 milhões, principalmente em reestruturações e custos relacionados, para um valor global de CHF 1,5 mil milhões.

• O lucro por ação subiu 4,7% a câmbios constantes e 4,6% numa base reportada, para CHF 3,55.

• Proposta de aumento de dividendos de cinco cêntimos (2,2%) para CHF 2,35 por ação.

• A Nestlé anuncia ainda decisões do Board sobre o negócio Gerber Life Insurance e o investimento na L'Oréal.

• Perspetiva para 2018: crescimento orgânico das vendas entre 2% e 4%; melhoria da margem de lucro operacional em linha com o nosso objetivo de 2020. São esperados custos de reestruturação* de cerca de CHF 700 milhões. Espera-se que aumente o lucro subjacente por ação a câmbios constantes e com eficiência de capital.

Mark Schneider, CEO da Nestlé, disse: "O nosso crescimento orgânico de vendas em 2017 manteve-se dentro do intervalo definido, mas abaixo das nossas expectativas, devido sobretudo ao fraco desenvolvimento das vendas registado no final do ano. O crescimento das vendas na Europa e na Ásia foi encorajador, enquanto que na América do Norte e no Brasil se manteve um ambiente desafiador.

As nossas iniciativas de redução de custos entregaram uma melhoria de margem acima das nossas expectativas para 2017, apesar dos consideráveis aumentos de preços das matérias-primas.

Durante os últimos meses, concluímos os ajustes iniciais do portefólio com resultados muito favoráveis. Manteremos esta gestão ativa do nosso portefólio de forma disciplinada e totalmente em linha com nossa estratégia. Em relação ao nosso portefólio principal, a aceleração do nosso crescimento através da inovação e renovação de produtos está no topo da nossa agenda."

Os resultados do Grupo

Resultados 2017 Nestlé S.A. 

Consulte aqui o Comunicado de Imprensa na íntegra (versão em inglês).

________________________________________________________

*Não inclui imparidades de ativos fixos, litígios e contratos onerosos