Academias Barista Nestlé certificadas pelos especialistas mundiais de café

Formação de profissionais para cultivar a excelência do café em Portugal

Voltar7 Ago, 2018

As Academias Barista da Nestlé Portugal, sediadas no Porto e na Madeira, foram certificadas pela Speciality Coffee Association Portugal (SCA), o organismo mundial que organiza o World Barista Championship e que também a nível mundial certifica os profissionais baristas.

Em Portugal a SCA está representada pela Associação Industrial e Comercial do Café (AICC) e procura inspirar e fazer crescer o setor do café, promovendo-o através da excelência em eventos, educação e investigação. Esta certificação dos polos de formação da Nestlé vem reconhecer a expertise e a excelência na produção de café de alta qualidade, uma das principais categorias desenvolvidas pela Companhia em Portugal.

A partir de agora, os clientes das marcas de café da Nestlé Portugal, os seus colaboradores e convidados que queiram estar certificados pela principal organização do setor a nível mundial já o podem fazer na Academia Barista da Nestlé do Porto, sediada na Fábrica de Cafés Torrados da Nestlé Portugal, localizada em São Mamede de Infesta, e na Academia Barista da Nestlé da Madeira, sediada na delegação Regional da Madeira, na localidade de Caniço.

A formação em ambas as academias está a cargo de Nuno Castanheira, o coffee specialist da Nestlé Portugal, para quem “o café é muito mais que uma simples bebida. É uma partilha, um momento de convívio, uma amizade… Por isso, é importante que saibamos respeitar o café, conhecendo todo o seu percurso desde a origem da planta e do grão até à preparação da bebida pelo barista – o profissional que tem o conhecimento mais completo sobre o café nas suas distintas etapas. Por todas estas razões é extremamente relevante cultivar a excelência do consumo do café em Portugal. É isto que fazemos nas nossas Academias Barista.”

Em linha com o propósito da Nestlé, de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável, é também o café que dá um forte contributo para a melhoria da qualidade de vida dos portugueses, que têm no consumo deste produto um hábito profundamente enraizado.

Em Portugal, o portefólio Nestlé tem uma forte componente de café com a produção de cinco marcas, as nacionais BUONDI, SICAL, TOFA e CHRISTINA e a internacional NESCAFÉ. Todas elas produzidas na Fábrica de Cafés Torrados da Nestlé Portugal.