Alimentação para um ótimo bronzeado

Existem alimentos que, por apresentarem nutrientes específicos, potenciam um bronzeado saudável. Conheça aqui esses nutrientes.

- Betacaroteno favorece a produção de melanina, principal responsável pelo tom bronzeado da pele. Devido à sua função antioxidante confere proteção contra os efeitos da radiação solar. O betacaroteno é um pigmento encontrado em vários alimentos e é responsável pela cor amarela ou laranja dos mesmos. Após a sua ingestão, o organismo converte-o em vitamina A, benéfica para a pele, essencial à visão e ao sistema imunitário.
(Cenoura, abóbora e pêssego) - É de notar que quanto mais intensa é a cor do alimento, maior é o seu teor em betacaroteno. 
 
 

- Vitamina C e Vitamina E apresentam características antioxidantes que, para além de contribuírem para a reparação de lesões cutâneas provocadas pelo sol, evitam o processo de envelhecimento da pele. É importante referir que quando atuam em simultâneo estas vitaminas têm um maior poder de proteção solar.

A vitamina C está presente em quantidade relevante em alimentos como kiwi, laranja, clementina, limão, papaia e salsa. A vitamina E está presente em alimentos como o azeite e óleos vegetais
 - Polifenóis presentes no chá verde atuam como agentes anticancerígenos e ajudam a prevenir o desenvolvimento de cancro da pele (em mulheres) provocado pela radiação solar UV
 
  Acima de tudo é essencial mantermo-nos hidratados!
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um consumo de 2 a 2,5 litros de água diários, sendo que 1,5 litros deverão provir da água por si só e os restantes dos alimentos.
Alimentos como a melancia, ameixa e a alface são ótimas fontes de água, sendo que mais de 80% do seu peso é água.