Como reduzir o consumo de sal sem comprometer o sabor das refeições?

Gostava de reduzir o consumo diário de sal sem comprometer o sabor dos alimentos? Aqui poderá encontrar algumas dicas que facilitarão essa tarefa.

1. Saiba quanto é demais



Para reduzir a ingestão de sal, primeiramente deverá conhecer as recomendações estabelecidas pelas autoridades de saúde pública. A Organização Mundial da Saúde (OMS) limita o consumo de sal a 5 gramas por dia, que corresponde a aproximadamente uma colher de chá. Este é o valor que deve-se ter como referência quando se deseja reduzir o consumo diário de sal.

2. Faça compras inteligentes

No momento das compras, deve avaliar, sempre que possível, as tabelas nutricionais dos produtos a comprar. Desta forma descobrirá qual o teor de sal presente nos diversos produtos. A Nestlé contém algumas opções com baixos teores de sal e, de momento, encontra-se a trabalhar no sentido de reduzir ainda mais o sal dos seus produtos.

3. Cozinhe com menos sal

Muitas receitas têm sal como ingrediente, contudo, muitas pessoas voltam a adicioná-lo durante o consumo da refeição. Porquê adicionar sal a duplicar? O sal pode ajudar o processo de confeção de alguns alimentos, contudo, optar por não adicionar sal durante o processo de confeção, adicionando-o apenas no final, contribui para a ingestão de menores teores de sal (por exemplo, quando confecionar um puré de legumes, coloque o sal após apagar o lume, triturar os ingredientes e temperar com azeite).

4. Prove os alimentos antes de adicionar sal

Adiciona sal de mesa à sua refeição mesmo após o ter adicionado anteriormente? Por vezes, adicionamos sal às nossas refeições sem as ter provado previamente e sem saber se o sabor nos agrada. Se tem por hábito adicionar sal às suas refeições, opte por provar previamente a refeição em causa, de forma a notar se tem mesmo falta de sal. Provavelmente não sentirá necessidade de adicionar mais sal.

5. Aprenda a apreciar alimentos com menos sal

Não tenha receio de cortar na quantidade de sal que utiliza! Assim, vai reconhecer o sabor original dos alimentos e, com o passar do tempo, o seu paladar e acostumar-se a sabores menos salgados. Desde 2005, a Nestlé tem reduzido gradualmente os teores de sal dos seus produtos. Porquê? Para que os seus consumidores se habituem ao longo do tempo a novos sabores.

6. Abrace novos sabores

O sal não é o único tempero que existe! Substitua o sal por algumas especiarias e ervas aromáticas e combine-as com os seus alimentos preferidos. A Nestlé procura sempre utilizar diferentes especiarias e ervas aromáticas, nos seus produtos de culinária, em substituição do sal.