Dez dicas para se manter hidratado

Manter-se hidratado é muito importante para a saúde porque o organismo necessita de água para o funcionar adequadamente. A quantidade de água que devemos ingerir diariamente depende de muitos fatores como a idade, o estado de saúde, o tipo de alimentação e o nível de atividade física.

1. Faça uma alimentação equilibrada, com muita fruta e legumes.

2. Beba água ou outras bebidas não açucaradas regularmente ao longo do dia.

3. A água é a escolha saudável para se manter hidratado, sem adicionar calorias ao seu dia alimentar.

4. O leite contém cerca de 85% de água e é uma boa fonte de proteínas e cálcio. Verifique o teor de gordura.

5. A sede não é o melhor indicador para o seu estado de hidratação. Quando sente sede já estará provavelmente a ficar desidratado.

6. A Organização Mundial de Saúde recomenda a ingestão diária de 2 a 2,5 l de água por dia, dos quais 1,5l deve provir diretamente da água.

7. Beba 6-8 copos de água por dia, mesmo que não tenha sede.

8. Se faz exercício físico beba água suficiente para compensar as perdas adicionais.

9. Em casa ou fora de casa tenha uma garrafa de água sempre à mão.

10. Tenha particular atenção a crianças e idosos, oferecendo-lhes água regularmente.