Dicas para fazer boas compras

Uma alimentação saudável não tem de ser necessariamente cara.

Existem várias formas de fazer uma alimentação saudável e equilibrada sem gastar muito dinheiro.

Siga as nossas dicas práticas, comece a poupar nas suas compras de supermercado e coma de forma saudável!

 

COMPRAS INTELIGENTES: Prepare uma lista antes de sair de casa

Compras inteligentes

• Identifique os produtos em falta na sua despensa e estabeleça as quantidades necessárias a comprar
• Planifique as suas compras, fazendo uma lista. Dessa forma, no supermercado, procurará apenas os produtos que listou
• Procure cumprir a seguinte ordem de compras: Produtos frescos (legumes e frutas), mercearia (leite pasteurizado, arroz, conservas, etc.), Refrigerados e Congelados (iogurtes, peixe e carne congelada)
• Durante as compras verifique se os alimentos estão em boas condições de consumo e as embalagens intactas. Assim conseguirá evitar más compras
• Evite fazer compras com fome para não cair facilmente em tentações e comprar mais que o que realmente necessita
• Confirme sempre o recibo da compra

Dicas para as suas refeições

• Evite comprar refeições prontas a consumir (takeaway), geralmente são mais caras. Além disso, ao cozinhar as suas próprias refeições pode controlar os níveis de sal e gordura.
• Prepare as refeições tendo em conta os alimentos que comprou para que estes possam ser consumidos ainda frescos e não se estraguem
• Adicione leguminosas aos seus pratos. É uma boa forma de confecionar um prato mais barato
• Vegetais congelados têm um maior período de validade que os frescos, são tão nutritivos como estes sendo mais económicos

Dicas para armazenar

• Guarde os diferentes tipos de frutas separadamente e à temperatura ambiente ou, no frigorífico, de forma a evitar o rápido amadurecimento
• Se algumas frutas estão a amadurecer mais rapidamente que outras, separe-as das menos maduras, evitando que o resto da fruta amadureça rapidamente
• Guarde os vegetais (não lavados) no frigorífico num compartimento individual ou num saco de plástico
• Guarde as cebolas, batatas e alhos num local escuro, seco e bem ventilado
• Pode conservar o pão durante mais tempo no frigorífico ou no congelador
• Pode congelar alguns pratos que confecionou e utilizá-los uns dias mais tarde, sem que estes percam as suas propriedades nutricionais nem se deteriorem. Ao fazê-lo não se esqueça de os identificar e colocar a data em que foram confecionados.