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Dicas de alimentação para seniores

Viva mais e melhor

Sabia que:

Os portugueses com 65 anos ou mais são quem mais segue uma Alimentação Mediterrânica (47% vs 29% da população total)?

1. No entanto, 35 % apresenta um consumo insuficiente de frutas e hortícolas; 

2. Mais de 85% consome sal em excesso; 

3. Apenas 22% é fisicamente ativo.

A esperança média de vida em Portugal já ultrapassa atualmente os 81 anos e prevê-se que continue a aumentar. Mas tão importante como viver muitos anos é vivê-los bem, com energia para aproveitar o tempo livre e a vida.

Conhecendo a nossa realidade selecionámos 5 sugestões para o ajudar a ter uma vida mais saudável e feliz:

1. Ingira diariamente pelo menos 5 porções de fruta e vegetais: 

a. Dê preferência a alimentos locais e da época que além de mais saborosos, são nutricionalmente mais ricos e também mais baratos;

2. Diminua a quantidade de sal na confeção da comida e evite levar o saleiro para a mesa:  

a. Explore a enorme variedade de ervas aromáticas da nossa tradição; 

b. Organize um pequeno jardim de ervas aromáticas para as ter sempre à mão;

3. Não espere ter sede para beber água e consuma pelo menos 6 a 8 copos de água por dia: 

a. Tenha cuidados especiais nos dias de elevadas temperaturas e não substitua a água por bebidas alcoólicas ou refrigerantes; 

b. Pode ingerir em substituição da água, chás ou infusões, desde que sem adição de açúcar;

4. Não deixe de jantar, embora possa fazer uma refeição ligeira, como por exemplo uma sopa de hortícolas;

5. Pratique, pelo menos, 30 minutos diários de exercício físico moderado, por exemplo uma caminhada, de preferência em boa companhia.