Dicas para uma Alimentação Saudável

  1. Começar o dia com um pequeno-almoço completo, variado e equilibrado. 
  2. Preferir os cereais integrais aos refinados quer nas refeições intermédias quer nas principais. 
  3. Realizar várias refeições ao dia a horas regulares, não passando mais do que três horas e meia sem comer. 
  4. Iniciar as refeições principais com sopa de legumes e hortaliças. 
  5. Incluir quantidades abundantes de hortícolas crus ou cozinhados no prato. 
  6. Nas refeições principais, ingerir uma quantidade moderada de carne, privilegiando as brancas, peixe ou ovos. 
  7. Utilizar métodos de confecção saudáveis como os cozidos a vapor, grelhados, assados e estufados sem refogado. 
  8. Consumir 2 a 3 peças de fruta diariamente, inteira, em sumos ou saladas. 
  9. Limitar o uso de sal nas confecções utilizando, para temperar, especiarias ou ervas aromáticas. 
  10. Eleger o azeite em detrimento de outras gorduras quer para temperar quer para cozinhar. 
  11. Restringir a ingestão frequente de alimentos ricos em gordura e/ou açúcares, como fritos, salgadinhos, refrigerantes, pastéis, entre outros. 
  12. Moderar a ingestão de bebidas alcoólicas – 2 copos de vinho por dia para os homens e 1 para as mulheres. 
  13. Ingerir água em abundância, pelo menos 1,5L de água por dia. 
  14. Realizar as refeições num local calmo e tranquilo.