Durante a gravidez, comer por dois?

Pelo simples facto de que as mulheres grávidas precisam de mais nutrientes e energia, muitas vezes ouvimos a expressão ‘deve comer por duas pessoas’. Isto não significa que deve ingerir o dobro do que comia antes de engravidar, apenas significa que deve adaptar a sua alimentação às suas novas necessidades nutricionais, devido ao crescimento do seu peito, útero, aumento do volume sanguíneo, reservas de gordura e às necessidades especiais que o seu bebé necessita para crescer e se desenvolver.

Durante a gravidez, a mulher irá precisar de maiores quantidades de vitaminas e minerais específicos (ferro), que devem ser obtidos através de uma alimentação saudável, variedade e equilibrada.

O ganho de peso ‘ideal’ irá depender de cada individuo, porém, normalmente uma mulher não precisa de calorias ‘extra’ durante os primeiros 3 meses de gravidez. Contudo, irá precisar de aproximadamente 300 calorias ‘extra’ por dia durante os últimos 6 meses de gravidez. Para preencher essas quantidades deve conhecer os princípios fundamentais de uma alimentação saudável e equilibrada.