Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

O que evitar durante o período de amamentação

Manter o tabaco afastado. São muitos os riscos para uma criança que viva numa casa de fumadores (ex. problemas respiratórios e a nível dos pulmões), para além disso pode conduzir a uma diminuição da disponibilidade de leite materno, desmame precoce e irritabilidade.

Evitar bebidas alcoólicas. O álcool ingerido pela mãe passa para o leite materno e assim fica disponível para o bebé.

Ter atenção aos medicamentos que utiliza. Alguns medicamentos podem passar para o leite materno, pelo que não é aconselhável o consumo de qualquer medicamento sem prescrição médica.

Ser prudente com os alimentos que podem intervir na digestão. Alimentos que possam provocar desconforto gastrointestinal no seu bebé, como por exemplo cebola, repolho, frutos vermelhos, picantes ou condimentos. Observe cuidadosamente se o seu bebé tem algum tipo de reação fora do habitual.

Restringir o consumo de café, chá e outras bebidas com cafeína. De forma geral, é permitida a ingestão de uma quantidade moderada de cafeína. Contudo, alguns recém-nascidos são sensíveis à mesma, podendo ficar mais irritados ou ter dificuldades em dormir, mesmo com quantidades pequenas de cafeína.