Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Seis dicas para fazer crescer a sua própria horta

Por quê ter vegetais na sua horta?

Hoje em dia, comprar vegetais é uma tarefa fácil e ter uma horta em casa pode ser difícil caso não exista espaço ou habilidade para a sua execução. Contudo, ter uma horta onde cultive os seus próprios vegetais, pode ser uma atividade extremamente gratificante. Para além de ajudar a manter o stock de produtos frescos, possibilitar uma produção sustentável e incentivar a prática de atividade física, promove uma alimentação equilibrada e aumenta o tempo passado em família.

Este é o motivo pelo qual, como parte do Programa Global Nestlé Crianças Saudáveis, foi desenvolvido um guia que o ajudará a criar a sua própria horta. Pode descarregar aqui o guia completo (pdf, 2 Mb) ou seguir estas seis dicas rápidas para criar a sua própria horta.

 

1. Lembre-se: pode criar uma horta em qualquer local.

Não necessita de ter um grande espaço ao ar livre para ter uma horta fantástica. Uma simples caixa de madeira ou um vaso são suficientes para fazer crescer vários tipos de plantas e vegetais. Por que não tentar descobrir se a sua área de residência tem algum local que possa ser partilhado em comunidade? Ter uma horta comunitária é uma excelente forma de partilhar conhecimentos e de conhecer melhor as pessoas que vivem à sua volta.

Descubra um bom espaço para criar a sua horta.

 

2. Construa uma caixa de jardinagem

Tudo o que precisa para construir uma caixa de jardinagem são algumas tábuas de madeira, pregos e um martelo. Estas caixas são fáceis de construir e de preencher com terra rica em nutrientes. Certifique-se que tem cuidado ao utilizar os pregos e o martelo.

Como fazer a sua própria caixa de jardinagem.

 

3. Crie o seu próprio fertilizante orgânico

Os fertilizantes orgânicos não prejudicam o ambiente, podem reduzir o desperdício alimentar e ao mesmo tempo fornecer nutrientes essenciais ao crescimento saudável das plantas.
Existem vários tipos de fertilizantes orgânicos, como é o caso do estrume e da compostagem.

Aqui ficam algumas formas fáceis de produzir o seu próprio fertilizante.

 

4. Plante os seus vegetais

Plantar os vegetais não diz somente respeito a espalhar sementes aleatoriamente pelo solo. Escolha cuidadosamente os vegetais que pretende plantar. Vegetais como os espinafres, rabanetes, ervas aromáticas ou alfaces apresentam raízes pequenas e por isso são ideais para plantar em caixas. Já outros vegetais, como o alho, tomate e batatas, são preferíveis em hortas com mais terra e profundidade.

Vamos plantar!

 

5. Trate da sua horta

Esta é a fase da jardinagem que muitos receiam, mas manter a horta saudável não necessita de ser uma tarefa difícil. Controlar a rega é tudo o que é necessário para conseguir manter os vegetais da horta em perfeitas condições.
E se não tem um regador, pode construir um facilmente.

 

6. Combata as pragas

Fez crescer vegetais saudáveis e fortes que agora precisam de se defender das pragas. As abelhas, as borboletas e as joaninhas, ao polinizarem as plantas e atacarem os insetos mais perigosos para a mesma, podem ser benéficas para a sua horta.
Pelo simples ato de remover as plantas doentes pode ajudar a impedir a propagação da doença. Alguns vegetais, como é o caso dos alhos, cebolas e salsa, que têm fortes odores, podem agir como repelentes naturais de pragas.
Proteja a sua horta!


Faça o download completo do Guia de Hortas Saudáveis do Programa Global Nestlé Crianças Saudáveis (pdf, 2 Mb)