Diabetes 

 Sabia que:

… a diabetes afeta mais de 370 milhões de pessoas em todo o mundo e mais de 1 milhão em Portugal?
… quase metade dos indivíduos com diabetes não está diagnosticado?
… até 40% da diabetes tipo 2 pode prevenir-se, adotando um estilo de vida saudável? 
… 30 minutos de exercício diário podem reduzir em 40% o risco de desenvolver diabetes tipo 2?
 


O que é a diabetes?

É uma patologia crónica que aparece quando o organismo perde a capacidade de produzir quantidade suficiente de insulina ou de a utilizar com eficácia.

O que é a insulina?


É uma hormona produzida pelo pâncreas e que permite que a glicose fornecida pelos alimentos chegue às células do organismo, onde se converte em energia.
Uma pessoa com diabetes não absorve adequadamente a glicose. Esta fica em circulação no sangue (hiperglicemia) danificando orgãos e tecidos.

Tipos de diabetes

Diabetes tipo 1
Causada, na maioria dos casos, por uma reação autoimune, na qual o sistema de defesa do organismo ataca as células produtoras de insulina do pâncreas. Como resultado, o organismo deixa de produzir a insulina que necessita.
Pode afetar pessoas de qualquer idade, contudo aparece sobretudo em crianças e jovens.
As pessoas com esta forma de diabetes necessitam de administrar insulina diariamente com o fim de controlar os seus níveis de glucose no sangue.

Diabetes tipo 2
Caracteriza-se por uma baixa produção de insulina ou pelo fenómeno de insulino-resistência, ou seja, as pessoas que padecem de diabetes tipo 2 não conseguen utilizar a insulina que produzem de forma eficaz.
Em muitos casos consegue controlar-se a patologia mediante dieta e exercício físico, ainda que por vezes sejam necessários medicamentos orais ou insulina.
É o tipo mais comum de diabetes e o número de pessoas afetadas está a aumentar rapidamente em todo o mundo. Aparece maioritariamente em adultos, mas há cada vez mais casos em crianças e adolescentes.

Diabetes mellitus gestacional (DMG)
Aparece em mulheres que, embora não tenham tido diagnóstico de diabetes previamente, apresentam níveis elevados de glicose no sange durante a gravidez.
Afeta 4% das mulheres gestantes, tem menos sintomas que os outros tipos de diabetes e geralmente desaparece no final da gravidez.
As mulheres que apresentam DMG aumentam o seu risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Algumas dicas práticas:

1. Aumente a sua atividade física:
• Inscreva-se num ginásio
• Caminhe de forma regular
• Saia para dançar
• Pratique natação
• Ande de bicicleta

2. Siga uma dieta saudável e equilibrada:
• Reduza a ingestão de açúcares
• Modere o consumo de gorduras de origem animal  
• Incorpore mais frutas e hortícolas na sua alimentação 


3. Controle o seu peso