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Os Princípios Corporativos Empresariais da Nestlé refletem o nosso compromisso com uma cultura forte de Compliance e são uma base, não negociável, sobre a qual a Nestlé conduz a sua atividade. Mais do que um simples papel, os nossos Princípios têm aplicabilidade, e estamos preparados e dispostos a fazer o que estiver ao nosso alcance para garantir que a nossa Empresa é gerida de acordo com o nosso compromisso. Contamos consigo para ajudar-nos a alcançar este objetivo.

O nosso Sistema de Reporte de situações relacionadas com Compliance, denominado “Tell us”, oferece-lhe, tal como a todos os nossos parceiros externos, um canal de comunicação dedicado, para reportar potenciais situações e condutas que não cumpram com os nossos Princípios Corporativos Empresariais.

IMPORTANTE: Para questões relacionadas com os nossos produtos ou serviços deverá preencher o nosso formulário em “Fale Connosco” ou contactar-nos através da nossa linha Nestlé Serviço ao Consumidor.
 

Como reportar situações relacionadas com Compliance?

"Tell us", o nosso Sistema de Reporte de situações relacionadas com Compliance, está sempre disponível (24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano).

1. Poderá optar pelo uso de um formulário de contacto ou ligar para um número de telefone sem valor acrescentado e deixar uma mensagem. O procedimento de encaminhamento para ambas as opções é o mesmo, através deste website.

2. Em ambos os casos, receberá um número de processo individual. Por favor, anote o número e guarde-o em segurança.

3. Este número de processo é a sua chave pessoal de acesso ao Sistema de Reporte de situações relacionadas com Compliance e à situação reportada em concreto. Permitir-lhe-á fazer o acompanhamento do seu processo e aceder a informações adicionais. Ser-lhe-á solicitada a introdução deste número, sempre que aceder ao sistema.

4. Encaramos todas as questões com seriedade e tomaremos as medidas adequadas para cada situação. Mantê-lo(a)-emos informado(a) de todos os desenvolvimentos da situação enquanto analisamos a questão reportada.

5. Poderá regressar ao website a qualquer altura para acompanhar o estado da situação que reportou, usando o seu número de processo individual.

6. Como estamos empenhados na melhoria contínua do nosso Sistema de Reporte de situações relacionadas com Compliance, reservamo-nos o direito de proceder a quaisquer alterações futuras no que respeita ao seu funcionamento.


Reporte-nos situações de desconformidade

 

O que acontece depois de reportar uma situação?

 

1. Receção

Iremos acusar a receção da situação que reportou no prazo de cinco dias úteis. Pode demorar mais se o fizer durante um feriado. Se a sua primeira exposição não incluir evidências suficientes, entraremos em contacto para solicitar mais informação. Receberá um número de processo individual após preenchimento do formulário. Este número permite-lhe fazer o acompanhamento do seu processo após o login no nosso sistema. Recomendamos que acompanhe a sua questão com regularidade.

2. Triagem

Cada questão que recebemos é avaliada cuidadosamente. Abriremos um caso se o seu relatório for credível e incluir provas suficientes. Em seguida, entregaremos o caso ao Responsável de Compliance (Compliance Officer) do mercado. A investigação será conduzida pelo Responsável de Compliance na/o região/país onde o incidente ocorreu.

3. Escalamento

Os relatórios que contenham alegações sérias serão encaminhados ao Head of Legal e Compliance da zona EMENA e, quando relevante, ao Globally Managed Business General Counsel. O Responsável de Compliance (Chief Compliance Officer) do Grupo também será informado quando um relatório envolver alegações de:

(i) desonestidade, atividade criminosa, violação de regras de Direito da Concorrência, ou questões que envolvam contabilização de receitas, corrupção, suborno ou fraude;

(ii) conduta indevida por parte de corpos diretivos da Nestlé;

(iii) questões que possam afetar negativamente a reputação ou imagem pública da Nestlé;

(iv) violação pela Nestlé dos seus compromissos públicos relativos à Criação de Valor Partilhado, tais como, por exemplo, respeitar e promover os Direitos Humanos e adesão aos procedimentos líderes da indústria por parte da Nestlé no que se refere a uma comunicação responsável quanto aos substitutos do leite materno.

4. Investigação confidencial

A investigação será conduzida de forma consistente e confidencial - envolvendo apenas as pessoas que precisam de estar envolvidas. Os Responsáveis de Compliance (Compliance Officers) podem conduzir entrevistas confidenciais com colaboradores internos, externos ou qualquer pessoa que considerem relevante para a investigação.

5. Decisão e resposta

Depois de rever todas as conclusões da nossa investigação, decidiremos se ocorreu uma violação e, se for o caso, tomaremos as medidas necessárias, sendo informado em conformidade.

Informação importante:

  • Compromisso de não retaliação: a Nestlé proíbe retaliação de qualquer tipo contra um colaborador que apresente uma preocupação em boa-fé. Qualquer pessoa que tente retaliar face a um colaborador que tenha feito uma denúncia de boa-fé pode enfrentar uma ação disciplinar, incluindo a possibilidade de demissão. A Nestlé também protege os direitos da pessoa acusada.

  • A fim de facilitar a condução de investigações acionáveis e eficazes, recomendamos que inclua uma descrição detalhada do incidente (quem, o quê, quando, como) e as evidências de apoio (por exemplo, cópias de documentos, capturas de ecrãs ou nomes de testemunhas) que possam corroborar o seu relatório. Tenha em consideração que afirmações genéricas não podem ser investigadas.

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