O que significa OGM?
Organismo geneticamente modificado (OGM).
Na produção alimentar, os cientistas selecionam OGMs com características desejadas, por exemplo, podem ser mais resistentes a pragas, a ervas daninhas e/ou doenças, e adicionam-nos às plantas para melhorar os cultivos. Os cultivos geneticamente modificados mais comuns incluem o milho, a soja, a colza e a beterraba-sacarina.
Os cultivos e ingredientes com OGMs são seguros?
As agências regulamentares de todo o mundo, incluindo a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) concluíram que os cultivos geneticamente modificados autorizados e os ingredientes alimentares deles derivados são seguros para consumo humano.
Na Nestlé, a segurança do consumidor é a nossa prioridade e apoiamos o uso de tecnologias inovadoras, desde que sejam seguras para a saúde dos humanos e dos animais.
Usam ingredientes geneticamente modificados em produtos Nestlé?
Por vezes, sim. Apoiamos o uso responsável de tecnologias inovadoras e seguras. Decidimos se usamos ingredientes de OGMs ao nível regional com base nas expectativas dos consumidores e nos regulamentos locais.
Acreditamos que os ingredientes com OGMs têm um papel importante a desempenhar no aumento da produção alimentar para apoiar a agricultura sustentável e ajudar a alimentar uma população mundial cada vez maior.
A Nestlé produz cultivos geneticamente modificados?
Não, a Nestlé não produz cultivos geneticamente modificados.
Defendem que os consumidores têm direito a saber o que contêm os alimentos que consomem?
Com certeza que sim. Defendemos que as pessoas têm o direito de saber o que contêm os alimentos que consomem, estamos empenhados em disponibilizar informações sobre o uso de ingredientes derivados de OGMs em produtos Nestlé em todo o mundo.
São a favor da rotulagem ou dos regulamentos de divulgação referentes a OGMs?
A Nestlé apoia a divulgação de ingredientes derivados de OGMs para promover a transparência nos alimentos embalados. Apoiamos também a divulgação da presença de OGMs ou ingredientes derivados de OGMs em alimentos não embalados e em restaurantes. Dependendo dos regulamentos locais e das diferenças culturais, pelo que a divulgação pode ser feita nos websites da empresa ou na própria embalagem.
Indicam que não há OGMs nos rótulos de produtos Nestlé que não contêm ingredientes derivados de OGMs?
Sim, indicamos. Fazemo-lo com base em regulamentos, organismos de certificação e uma diretriz interna que desenvolvemos para países onde não existem estes regulamentos ou organismos de certificação. Quando usamos a nossa diretriz, os mercados têm de a disponibilizar ao público para que os consumidores tenham uma definição clara do que significa não conter OGMs.