Sort results by
Sort results by

A qualidade e segurança dos nossos produtos é a nossa principal prioridade. Estes são apenas alguns dos passos que realizamos de modo a garantir que os produtos da Nestlé são seguros para consumo.

Materiais

A nossa abordagem para a segurança alimentar cobre toda a cadeia de fornecimento, começando pelos agricultores e fornecedores. Seguimos rigorosos planos e processos de auditoria para garantir que selecionamos as matérias-primas de maior qualidade. Isto inclui a definição de especificações para os materiais que usamos, realizando revisões para garantir que estão sempre em conformidade com os mais rigorosos regulamentos e com os mais recentes desenvolvimentos científicos. Se não estão em conformidade, não serão aceites.

Preparação

Todas as nossas fábricas, independentemente de onde estejam localizadas no mundo, estão preparadas para garantir que os produtos lá desenvolvidos possuem os maiores padrões de qualidade e segurança. Tal inclui a prevenção do contacto dos nossos produtos com agentes exteriores, garantindo um maior controlo nos elementos alergénios e no controlo de pestes. As nossas fábricas cumprem determinados requisitos de construção, entre eles o fornecimento de água limpa e segura, filtração do ar e para qualquer material que entre em contacto com a comida, para garantir que os materiais, equipamentos e ambiente da fábrica garantam uma produção sempre segura.


Realizamos uma gestão cuidada do fluxo de ingredientes e produtos que entram e saem das nossas fábricas para garantir que as matérias-primas e os alimentos preparados estão a ser adequadamente integrados. As nossas fábricas possuem também zonas, equipamentos e utensílios específicos para diferentes ingredientes como forma de prevenir a contaminação cruzada. Seguimos práticas certificadas de limpeza e saneamento em todos os passos da produção e todos os nossos Colaboradores recebem formação sobre os princípios da boa higiene alimentar.

Processamento

As nossas receitas e técnicas de processamento são formuladas cientificamente de forma a conceberem produtos o mais seguros possíveis. Preparamos os produtos em quantidades que providenciam a dosagem apropriada e de forma consistente de qualquer nutriente, evitando assim qualquer inconveniente ligado à sub ou sobre dosagem. Processamos os alimentos a temperaturas o mais corretas possíveis de modo a reter o valor nutricional, removendo microrganismos perigosos e prevenindo a formação de contaminantes químicos.

Testes

Antes de um lote de produtos sair de uma das nossas fábricas tem que passar por um teste de verificação de qualidade para garantir que é seguro para consumo. Na Nestlé realizamos mais de 100 milhões de testes por ano para verificar a conformidade dos produtos com os padrões internos e externos, incluindo compostos ou microrganismos perigosos que estejam nos materiais que usamos, no ambiente das nossas operações e, claro, nos nossos produtos.

A Nestlé não realiza testes aos produtos para saber se estão seguros. Realizamo-los para confirmar que são seguros. Temos regras muito rígidas e vários controlos para garantir a qualidade e segurança e, quando o produto atinge a fase final onde são realizados os últimos testes de produto, já estamos extremamente confiantes que o resultado final será positivo.

Embalagem e transporte

Quando os produtos saem da fábrica, queremos ter a certeza de que chegam ao seu destino nas condições ideais. Tratando-se de produtos congelados ou refrigerados, isto inclui o armazenamento e transporte à temperatura certa.

As embalagens têm um papel fulcral para assegurar que os nossos produtos chegam ao consumidor em condições seguras. Também incluem informações claras sobre como preparar, armazenar e usar o produto, assim como informações sobre os ingredientes e riscos de alergénios. Queremos assegurar que as datas estão corretas e que os consumidores compreendem até quando o produto está no seu melhor estado e quando deixa de ser seguro de consumir. Isto também nos ajuda a evitar desperdício desnecessário.

As embalagens também ajudam a assegurar que as nossas fábricas são rastreáveis. Usamos códigos de lote únicos para sabermos quando um produto foi fabricado, que ingredientes foram usados e qual a proveniência desses ingredientes. Dispomos de um sistema de avisos que nos ajuda a detetar indícios de potenciais problemas. Quanto mais cedo detetarmos potenciais problemas, mais facilmente conseguimos evitá-los ou mitigá-los.

A segurança alimentar está sempre a mudar. As expectativas mudam, as normas são alteradas e o nosso conhecimento científico evolui. É por isso que os nossos procedimentos estão em constante melhoria e partilhamos o nosso conhecimento com a indústria, autoridades externas e os consumidores.

A ciência por trás da segurança

A capacidade de medir e avaliar os riscos para a saúde de químicos potencialmente perigosos e agentes microbiológicos, é o segredo para o fabrico de produtos alimentares seguros. Na Nestlé fazemos uso de métodos de análise de ponta e abordagens de gestão e dados inovadores para avaliar e abordar eventuais perigos. Como se tratam de áreas com uma rápida evolução, acompanhamos de perto e contribuímos para os desenvolvimentos científicos. Também temos um papel ativo na pesquisa de novas tecnologias para assegurar que as abordagens científicas de maior qualidade e mais inovadoras são aplicadas à segurança dos nossos produtos.

Segurança através do design em Inovação & Desenvolvimento

O desenvolvimento de novos produtos pode envolver o uso de novos ingredientes, novos usos de ingredientes convencionais ou novas tecnologias ou processos. Antes do lançamento de um novo produto, certificamo-nos de que é seguro e de que cumpre quaisquer normas exigidas.

Todos os riscos químicos e microbiológicos são identificados e cientificamente avaliados. São feitas avaliações da segurança alimentar ao longo da cadeia, integrando assim a noção de "incluir a segurança no produto através do design". Isto serve de base para estabelecer estratégias de testagem em conformidade com as normas e estabelecer especificações de produto que se traduzem em programas de gestão operacional, assegurando o fabrico de produtos seguros para consumidores de todo o mundo.

Documentos relacionados