Na Nestlé, vivemos o nosso propósito todos os dias, seguindo os nossos Valores enraizados no Respeito. Os Princípios Corporativos Empresariais da Nestlé refletem o nosso compromisso com uma cultura forte de Compliance e são uma base, não negociável, sobre a qual conduzimos a nossa atividade, e junto com os nossos parceiros, criamos valor partilhado numa escala que faz a diferença. Portanto, é crucial para a nossa Empresa ter um Sistema de Denúncia de Incumprimentos Legais e Éticos relacionados com Compliance robusto que nos permita ouvir qualquer pessoa na nossa cadeia de valor sobre qualquer questão de não conformidade.

Encorajamo-lo a denunciar, caso tome conhecimento de incidentes de assédio ou discriminação, abuso de poder, assédio moral/intimidação, fraude, corrupção, conflito de interesses ou qualquer outro comportamento contrário aos nossos Princípios Corporativos Empresariais, Código de Conduta Empresarial ou os nossos Valores enraizados no Respeito. Faremos o que for necessário para garantir que a nossa Empresa é gerida de acordo com os nossos compromissos éticos e contamos consigo para nos ajudar a alcançar este objetivo.

Portanto, o nosso Sistema de Denúncia de Incumprimentos Legais e Éticos relacionados com Compliance, denominado “Speak Up”, oferece a todos os colaboradores, tal como a todos os nossos parceiros externos, um canal de comunicação dedicado, para reportar potenciais situações e condutas que não cumpram com os nossos Princípios Corporativos Empresariais.

IMPORTANTE: Para questões relacionadas com os nossos produtos ou serviços deverá preencher o nosso formulário em “Fale Connosco” ou contactar-nos através da nossa linha Nestlé Serviço ao Consumidor.
 

Como denunciar situações relacionadas com Compliance?

"Speak Up", o nosso Sistema de Denúncia de Incumprimentos Legais e Éticos relacionados com Compliance, está sempre disponível (24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano).

1. Poderá optar pelo uso de um formulário de contacto ou ligar para um número de telefone sem valor acrescentado e deixar uma mensagem. O procedimento de encaminhamento para ambas as opções é o mesmo, através deste website.

A fim de facilitar a condução de investigações acionáveis e eficazes, recomendamos que inclua uma descrição detalhada do incidente (quem, o quê, quando, como) e as evidências de apoio (por exemplo, cópias de documentos, capturas de ecrãs ou nomes de testemunhas) que possam corroborar o seu relatório. Tenha em consideração que afirmações genéricas não podem ser investigadas.

2. Em ambos os casos, receberá um número de processo individual. Por favor, anote o número e guarde-o em segurança.

3. Este número de processo é a sua chave pessoal de acesso ao Sistema "Speak Up" e à situação reportada em concreto. Permitir-lhe-á fazer o acompanhamento do seu processo e aceder a informações adicionais. Ser-lhe-á solicitada a introdução deste número, sempre que aceder ao sistema.

4. Encaramos todas as questões com seriedade e tomaremos as medidas adequadas para cada situação. Mantê-lo(a)-emos informado(a) de todos os desenvolvimentos da situação enquanto analisamos a questão reportada.

5. Poderá regressar ao website a qualquer altura para acompanhar o estado da situação que reportou, usando o seu número de processo individual.

6. Como estamos empenhados na melhoria contínua do nosso Sistema de Denúncia de Incumprimentos Legais e Éticos relacionados com Compliance, reservamo-nos o direito de proceder a quaisquer alterações futuras no que respeita ao seu funcionamento.


Denuncie incumprimentos legais e éticos

 

O que acontece depois de reportar uma situação?

 

1. Receção

Iremos acusar a receção da situação que reportou. Se a sua primeira exposição não incluir evidências suficientes, entraremos em contacto para solicitar mais informação. Receberá um número de processo individual após preenchimento do formulário. Este número permite-lhe fazer o acompanhamento do seu processo após o login no nosso sistema. Recomendamos que acompanhe a sua questão com regularidade.

2. Triagem

Cada questão que recebemos é avaliada cuidadosamente. Abriremos um caso se o seu relatório for credível e incluir provas suficientes. Em seguida, entregaremos o caso ao Responsável de Compliance (Compliance Officer) do mercado. A investigação será conduzida pelo Responsável de Compliance na/o região/país onde o incidente ocorreu.

3. Escalamento

Os relatórios que contenham alegações sérias serão encaminhados ao Responsável de Compliance (Chief Compliance Officer) do Grupo.

As 11 categorias seguintes são consideradas alegações/denúncias sensíveis e aplicam-se a todas as mensagens, internas e externas:

  1. Abuso de Poder e/ou Mobbing/Bullying
  2. Antitrust e/ou Concorrência Livre e Justa
  3. Suborno e Corrupção
  4. Informação Confidencial e Política de Privacidade (privacidade de dados, segredos comerciais, propriedade intelectual)
  5. Discriminação e Violência
  6. Membros da Comissão Executiva/líderes seniores na Suíça
  7. Fraude (apropriação indébita ou má conduta na contabilidade/demonstrações financeiras)
  8. Direitos Humanos (trabalho infantil, trabalho forçado e escravatura moderna)
  9. Relacionado com Membros do Comité de Gestão
  10. Não cumprimento do Código da OMS (Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno)
  11. Assédio Sexual

4. Investigação confidencial

A investigação será conduzida de forma consistente e confidencial - envolvendo apenas as pessoas que precisam de estar envolvidas. Os Responsáveis de Compliance (Compliance Officers) podem conduzir entrevistas confidenciais com colaboradores internos, externos ou qualquer pessoa que considerem relevante para a investigação.

5. Decisão e resposta

Depois de rever todas as conclusões da nossa investigação, decidiremos se ocorreu uma violação e, se for o caso, tomaremos as medidas necessárias, sendo informado(a) em conformidade.

Informação importante:

  • Compromisso de não retaliação: a Nestlé proíbe retaliação de qualquer tipo contra um colaborador, indivíduo ou entidade que apresente uma preocupação em boa-fé, e tomará as devidas providências. A Nestlé também protege os direitos da pessoa acusada.

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