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Na Nestlé, vivemos o nosso propósito todos os dias, seguindo os nossos valores enraizados no Respeito. Os Princípios Corporativos Empresariais da Nestlé refletem o nosso compromisso com uma cultura forte de Compliance e são uma base, não negociável, sobre a qual conduzimos a nossa atividade, e junto com os nossos parceiros, criamos valor partilhado numa escala que faz a diferença. Portanto, é crucial para a nossa Empresa ter um Canal de Denúncias que nos permita ouvir qualquer pessoa na nossa cadeia de valor sobre qualquer questão de não conformidade.

É aqui que entra o Speak Up, o nosso canal de reporte dedicado.

Qualquer pessoa pode reportar

Incentivamos os nossos colaboradores a expressarem-se, quer sejam confrontados diretamente, quer testemunhem uma situação de não conformidade, como incidentes de assédio, discriminação, abuso de poder, bullying, fraude, corrupção ou conflito de interesses, ou qualquer outra potencial não conformidade. Isto inclui qualquer incidente e/ou comportamentos que vão contra os nossos valores, Princípios de Negócio Corporativos (pdf, 4Mb) ou Código de Conduta Empresarial (pdf, 2Mb) e as leis e regulamentos onde operamos. Quando os colaboradores não se sentem à vontade para falar com o seu Gerente, Chefe de Recursos Humanos ou Chefe de Legal e Compliance, podem reportar confidencialmente através do nosso sistema Speak Up.

Incentivamos também terceiros associados à Nestlé a expressarem-se se algo não estiver correto. Pode ajudar-nos reportando quaisquer questões de não conformidade através do nosso sistema Speak Up. Este sistema é operado de forma independente por um terceiro e oferece-lhe anonimato, se assim o desejar.

Numa primeira análise

3,218
relatórios de preocupações de não conformidade recebidos em 2024

644
casos fundamentados

119
colaboradores saíram da empresa

O sistema Speak Up da Nestlé capacita todos os colaboradores e partes interessadas externas. Dá a cada pessoa a oportunidade de reportar potenciais não conformidades com os nossos valores, princípios de negócio corporativos ou o código de conduta da Nestlé. Quer se veja confrontado diretamente com uma situação de não conformidade, quer seja testemunha dela, por favor, manifeste-se. Obrigado pela sua confiança.

Leanne Geale
Leanne Geale Vice-Presidente Executiva – Conselheira Geral do Grupo

 

Como reportar uma preocupação de conformidade

Leitura obrigatória: regulamento aplicável (pdf, 405Kb)

Aqui encontrará toda a informação de que precisa para se manifestar sobre não conformidades, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

  1. Submeta o seu relatório através de um formulário online ou ligue para um número gratuito para deixar uma mensagem. Tem a opção de permanecer anónimo. Iniciar um relatório
  2. Inclua uma descrição detalhada da sua preocupação (quem, o quê, quando, como) e adicione evidências de apoio, por exemplo, cópias de documentos ou nomes de testemunhas que possam corroborar o seu relatório. Por favor, tome nota que afirmações gerais não podem ser investigadas.
  3. Quando tiver submetido o seu relatório, receberá um número de caso individual. Precisará deste número sempre que aceder ao sistema.
  4. Levamos todas as preocupações de não conformidade a sério e tomaremos as ações apropriadas em relação a cada relatório. Iremos mantê-lo informado sobre o nosso progresso, conforme necessário.
  5. Pode acompanhar o progresso voltando ao site usando o seu número de caso.

 

O que acontece depois de se submeter um relatório

Após a submissão do seu relatório, este passará por algumas etapas. Aqui está o que acontecerá a seguir.

Reconheceremos a recepção da sua mensagem dentro de cinco dias úteis. Se o seu relatório inicial não incluir informações / evidências suficientes para ação, será solicitado que forneça mais informações / evidências.

Cada relatório é cuidadosamente analisado. Abriremos um caso se o seu relatório contiver um mínimo de informações e evidências que possam ser acionadas. Se não houver um conflito de interesses, a investigação será conduzida pelo nosso Oficial de Compliance de Mercado na região/país onde se diz que o incidente ocorreu.

Relatórios que contêm alegações em alguma destas 11 categorias sensíveis serão escalados para o Chief Compliance Officer do Grupo e o responsável relevante da Zona de Legal e Compliance.

  1. Abuso de poder e/ou bullying
  2. Antitrust e negociação justa
  3. Suborno e corrupção
  4. Informações confidenciais, política de privacidade
  5. Discriminação, assédio e violência
  6. Membros do Conselho Executivo / Gestores Seniores na Suíça
  7. Fraude
  8. Direitos humanos
  9. Membros do Comité de Gestão relacionados
  10. Não conformidade com o Código da OMS
  11. Assédio sexual

Para garantir que a investigação seja confidencial, envolveremos apenas as pessoas que precisam de estar envolvidas. Os nossos Oficiais de Compliance podem realizar entrevistas confidenciais com colaboradores, contratados ou qualquer pessoa que considerem relevante para a investigação.

Como prática geral, leva cerca de 90 dias para que uma investigação seja concluída. No entanto, podemos precisar de mais tempo para questões complexas.

Após a revisão de todas as conclusões da investigação, decidiremos se é necessária alguma ação adicional. Iremos mantê-lo informado sobre o progresso e enviaremos uma resposta final delineando o resultado da investigação.

A Nestlé proíbe qualquer retaliação contra um colaborador, indivíduo ou entidade que tenha realizado um relatório. Também protegeremos os direitos de qualquer pessoa implicada.

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