Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Sort by
Sort by

Net Zero

O nosso roadmap para a redução de emissões de carbono

painéis solares

Net Zero: o que significa?

O conceito de “Net Zero” visa neutralizar o impacto das emissões nocivas, através do equilíbrio entre a quantidade de gases com efeito de estufa que emitimos e a quantidade que removemos da atmosfera. Resumidamente, é como equilibrar uma balança: de um lado, as emissões e, do outro, a remoção. O objetivo é que a balança fique nivelada, ou seja, que as emissões líquidas sejam zero. O net zero pode ser alcançado através da redução de emissões e/ou da remoção de carbono da atmosfera (por exemplo, plantando árvores, capturando carbono no solo).

Este princípio é fundamental para limitar o aquecimento global e mitigar os efeitos das alterações climáticas. Atingir "net zero" até meados do século é uma meta global crucial, assumida por muitos países e organizações, para garantir um futuro sustentável para o planeta.

 

As alterações climáticas são um dos maiores desafios da sociedade. É também um dos maiores riscos para o futuro do nosso negócio. Limitar a sua gravidade e os seus impactos exige que todos atuemos com urgência.

Como empresa de alimentação, bebidas e nutrição, dependemos da natureza para o fornecimento de matérias-primas para produzir os nossos produtos. É do nosso interesse garantir que esta cadeia de abastecimento seja resiliente aos impactos das mudanças climáticas.

A Nestlé comprometeu-se a alcançar zero emissões líquidas de gases de efeito estufa (GEE) até 2050. Estamos orgulhosos do progresso feito até agora, embora reconheçamos que ainda há muito trabalho a ser feito. Até o final do ano passado, conseguimos uma redução líquida de 20,38% nas emissões de GEE em relação ao nosso ano base de referência, 2018. Quando falamos sobre a nossa pegada de GEE, referimo-nos às emissões dentro do scope do nosso compromisso.

Net Zero até 2050

Em 2020, publicámos o Nestlé Net Zero Roadmap, uma estratégia abrangente para reduzir as emissões em todas as três atividades da Nestlé: - emissões que a Nestlé cria diretamente como empresa (conhecidas como scope 1), as emissões associadas à energia que compramos e usamos (scope 2) e aquelas que advém da nossa cadeia de valor (scope 3). Quase todas as nossas emissões de GEE (~95%) são provenientes das emissões do scope 3. Ingredientes de laticínios e pecuária são a maior fonte única das nossas emissões de scope 3, representando 30% das emissões de GEE da Nestlé. Aprovamos metas de redução de emissões baseadas na ciência de curto e longo prazo com a iniciativa Science Based Targets (SBTi). A SBTi validou a meta de zero emissões líquidas da Nestlé baseada na ciência até 2050. Essas metas incluem os nossos objetivos específicos para o setor de Florestas, Terras e Agricultura (FLAG) para 2030 e 2050.

Vídeo
20 %
50 %
Net zero

O que estamos a fazer para reduzir as emissões

Reduções e remoções de carbono

Para alcançar zero emissões líquidas, estamos a reduzir as emissões em todo o nosso negócio e cadeias de abastecimento.

Estamos a colaborar com fornecedores, agricultores e comunidades para implementar práticas de agricultura regenerativa, visando melhorar a saúde do solo e absorver carbono. Estamos a investir na redução de emissões relacionadas com logística, embalagens e produção. Estamos a reduzir o risco de desflorestação através da avaliação dos nossos ingredientes principais como livres de desflorestação.

O nosso roadmap Net Zero inclui remoções de carbono através de soluções climáticas naturais. Estes projetos acontecem nos lugares onde obtemos as nossas matérias-primas, permitindo a restauração de florestas, reabilitação zonas húmidas e de turfa. Estes esforços visam beneficiar a biodiversidade e as comunidades locais enquanto criam reduções mensuráveis de carbono.

Para as emissões de Scope 1 e 2, a nossa estratégia principal é reduzir o nosso consumo de energia e avançar para 100% de energia renovável nas nossas fábricas.