Sort by
Sort by

Cereals for All – Creating the Future of Cereals

Uma parceria pioneira entre a Nestlé e a NOVA Medical School para desenvolver produtos alimentares inovadores – Saudáveis e sustentáveis desde a origem.
Uma parceria pioneira entre a Nestlé e a NOVA Medical School

Recorrendo a um processo de desenvolvimento produto diferenciador, o projeto “Cereals for All – Creating the Future of Cereals” é uma parceria inédita em Portugal entre uma companhia da indústria alimentar e a Academia e resulta de um protocolo de colaboração entre a Nestlé Portugal e a NOVA Medical School com vista à inovação em produtos alimentares que se distingam pelo seu caráter “saudável e sustentável desde a origem” e que sejam nutricionalmente adequados para a população-alvo à qual se destinam.

A participação no processo de desenvolvimento de um produto alimentar proporciona aos estudantes finalistas da licenciatura em Ciências da Nutrição uma oportunidade única e singular no país, de aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso no processo criativo de inovação de um novo produto alimentar focado numa necessidade do mercado e tendo acesso ao know-how de uma empresa líder no mercado de alimentação e bebidas.

A mudança de paradigma

Do lado da Nestlé:

  • Recursos de produção.
  • Know-how de inovação de produto e análise de mercado.
  • Facilitação de ambientes de desenvolvimento e teste de produtos alimentares.

 

Do lado da NOVA Medical School:

  • Conhecimento científico sobre as propriedades e o seu impacto na nutrição e na saúde.
  • Estudantes finalistas da licenciatura em Ciências da Nutrição.
  • Especialistas em nutrição clínica personalizada a diferentes segmentos.

 

Com esta parceria, pretendemos envolver a geração de nutricionistas do futuro na criação de novos conceitos. Queremos também aprender sobre o conhecimento científico mais recente na criação de produtos à base de cereais, permitindo que sejam reconhecidos pela comunidade científica como “saudáveis e sustentáveis desde a origem.
Andreia Vaz, Diretora Ibérica de Nestlé Innovation Beyond the Core.
Envolvimento dos alunos

Envolvimento dos alunos:

Ao longo dos três meses de trabalho conjunto, os alunos de licenciatura em Ciências da Nutrição da Nova Medical School desenvolveram um trabalho imersivo com a Nestlé, tendo visitado uma das suas principais fábricas em Portugal, a Fábrica de Avanca, que produz, entre outras, marcas icónicas como CERELAC, NESTUM, CHOCAPIC e MOKAMBO. Foram ainda realizadas Power Sessions, para que os alunos aprendessem sobre o processo de desenvolvimento de novos produtos, e sessões de mentoria com os vários especialistas da Nestlé.

“Cereals for All – Creating the Future of Cereals” insere-se assim no âmbito do projeto de desenvolvimento de produto que tem as suas linhas de ação em qualquer um dos verticais da unidade curricular de estágio dos alunos de licenciatura em Ciências da Nutrição.

Da primeira edição desta iniciativa resultaram cinco projetos nas áreas de Saúde Infantil, Conveniência, Saúde Mental, Saúde da Mulher e Envelhecimento Ativo que passarão agora às respetivas fases de teste e prototipagem.

Ao longo do processo de desenvolvimento os alunos tiveram a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso no processo criativo de inovação de um novo produto alimentar à base de cereais, sempre acompanhados pela direção técnica das equipas de Inovação e Marketing da Nestlé Portugal e com foco nas necessidades reais do mercado, utilizando o know-how da Nestlé em produção alimentar.

Ao longo do processo de desenvolvimento os alunos tiveram a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos durante o cur

O projeto passo a passo:

  1. Reunião de lançamento dos projetos com mentores académicos e mentores Nestlé, para identificação do segmento-alvo a investigar, problema a resolver e necessidades de mercado.
  2. Ideação/Criação de produtos alimentares para o target identificado.
  3. Desenvolvimento em laboratório de protótipo/amostra de produto.
  4. Validação conceptual de consumidores dentro do segmento-alvo.