XXS assinala o Dia Mundial da Prematuridade com debate sobre ‘Separação Zero’ entre pais e bebés prematuros

• XXS assinala o Dia Mundial da Prematuridade 2021, que se comemora a 17 de novembro, com debate de apoio à ‘Separação Zero’ entre pais e bebés que nascem cedo demais.
  • “Separação Zero. Aja Agora! Mantenha juntos pais e bebés que nascem cedo demais” é o tema do debate organizado pela XXS para assinalar o Dia Mundial da Prematuridade, que reúne a DGS, Profissionais de Saúde na área Perinatal e Neonatal, Investigadores e Pais.
  • Debate decorre no auditório da Nestlé, em Linda-a-Velha, no próximo dia 15 de novembro, entre as 14h e as 16h.

“Aja agora! Mantenha juntos pais e bebés que nascem cedo demais” é o mote da campanha de sensibilização da EFCNI – European Foundation for the Care of Newborn Infants e GLANCE – Global Alliance for Newborn, à qual a XXS – Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro tem o prazer de se juntar, para alertar para a necessidade de serem criadas as condições necessárias para que os pais possam estar 24h por dia junto dos seus bebés prematuros.

Campanha “Aja agora! Mantenha juntos pais e bebés que nascem cedo demais” - Dia Mundial da Prematuridade em 2021

Esta campanha internacional, que envolve pais, profissionais de saúde, sociedades médicas, e até a própria Organização Mundial da Saúde, foi iniciada há alguns meses, no âmbito das restrições causadas pela Covid-19. Mas a pandemia foi apenas o mote para o lançamento desta ambiciosa campanha, que pretende ser de longo prazo, para apoiar pais de recém-nascidos hospitalizados e profissionais de saúde com o objetivo de possibilitar a adequada implementação dos cuidados centrados na criança e na família, fundamentais à recuperação dos bebés prematuros nas Unidades de Neonatologia.

• Enfª Dina Simões de Oliveira, Chefe de Divisão da Saúde Sexual, Reprodutiva, Infantil e Juvenil da Direção Geral de Saúde
  • Prof. Dr. Diogo Ayres de Campos, Presidente da Sociedade Europeia de Medicina Perinatal, Presidente da Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia e Diretor do Serviço de Obstetrícia do CHLN
  • Dr. Edmundo Santos, Membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Neonatologia e Neonatologista do CHLO
  • Drª Teresa Tomé, Coordenadora de Neonatologia CHLC
  • Enfª Graça Roldão, membro da APEPEN - Associação Portuguesa Enfermagem Pediátrica e Neonatal e Enfermeira de Neonatologia no CHLN
  • Mariana Amorim, Investigadora do ISPUP - Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto
  • Paula Guerra, Cofundadora da XXS
  • Susana de Almeida, consultora de comunicação (moderadora)

Durante o evento, será ainda partilhado um vídeo com uma mensagem da Presidente da EFCNI e da GLANCE, bem como testemunhos dos pais relacionados com o impacto da separação entre pais e bebés após a alta da mãe.