Sort by
Sort by

50% dos Colaboradores da Nestlé Portugal são mulheres

No Dia Internacional da Mulher a Nestlé revela a sua paridade de género
Voltar aos Comunicados de Imprensa

A Nestlé Portugal atingiu em 2020 a paridade de género, sendo metade dos seus 2319 colaboradores mulheres. Esta percentagem é já mais elevada no que diz respeito às mulheres em cargos de chefia, 51% das chefias intermédias são do género feminino, que está ainda representado em 33% ao nível do top management.

Sendo a igualdade de género uma prioridade para a Nestlé, desde 2011 que o número de mulheres em posições de liderança tem aumentado em todo o mundo, ano após ano. Os benefícios para a companhia têm tido largos reflexos nos resultados alcançados e têm sido fatores críticos para o desenvolvimento dos negócios.

Com o intuito de continuar a quebrar alguns preconceitos, a Nestlé assinala o Dia da Mulher internamente com uma mesa redonda sob o mote: “Experiências e desafios de Mulheres em funções operacionais: Produção e Vendas”, que contará com o testemunho de três Colaboradoras que falarão sobre os desafios que enfrentaram e/ou enfrentam por serem mulheres em funções operacionais.

Inês Sousa, Sales Prospector no negócio Nestlé Professional, Ana Pinto, Manufacturing Manager na Fábrica de Avanca e Teresa Santos, Area Manager na Nespresso, são as Colaboradoras que vão falar na primeira pessoa não só sobre a forma como superam os vários desafios ao longo da sua carreira, em funções maioritariamente exercidas por homens, como também sobre o seu contributo único enquanto mulheres no desempenho da sua função, pelas qualidades e características que lhes são inerentes e que lhes dão algumas mais valias ou formas únicas para desempenharem a sua função e para enfrentarem os seus desafios, enriquecendo-as e fazendo delas melhores pessoas.

“Oferecer um local de trabalho que gera oportunidades iguais para todos e no qual as pessoas sejam tratadas com dignidade e respeito é um dos principais objetivos inscritos nos Princípios Corporativos Empresariais da Nestlé. Ter um ambiente inclusivo fortalece-nos e promove todos os dias o nosso propósito e os nossos valores enraizados no respeito.”, defende Maria do Rosário Vilhena, Diretora de Recursos Humanos da Nestlé Portugal.

A Nestlé em Portugal é signatária do Acordo de Adesão ao Fórum de Empresas para a Igualdade de Género, promovido pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, e é membro-fundador do Fórum iGen – Fórum de Organizações para a Igualdade - que incorpora os princípios da igualdade entre mulheres e homens no trabalho e no emprego. Em 2020 assinou a Carta Portuguesa para a Diversidade, uma iniciativa da Comissão Europeia e da Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão que descreve medidas concretas para promoção da diversidade e igualdade de oportunidades no trabalho, independentemente da origem cultural, étnica e social, orientação sexual, género, idade, caraterísticas físicas, estilo pessoal e religião.

Para a Nestlé, a igualdade de género, os direitos das mulheres, a educação para mulheres e meninas em todo o mundo e o empowerment das mulheres são essenciais para criar valor partilhado não só para o negócio, como também para a Comunidade.