Sort by
Sort by

NESCAFÉ® Dolce Gusto® cria expositores reutilizáveis feitos a partir de plástico 100% reciclado

Voltar aos Comunicados de Imprensa
  • Os expositores e ilhas podem ser reutilizados várias vezes nos pontos de venda.
  • As ilhas podem ser posteriormente reutilizadas em canteiros de jardim. O primeiro canteiro será instalado na sede da Nestlé em Linda-a-Velha.
  • Esta iniciativa é feita em parceria com a Extruplás, empresa parceira do programa de reciclagem NESCAFÉ® Dolce Gusto®, que dá outra vida ao plástico das cápsulas da marca.

 

NESCAFÉ® Dolce Gusto® apresenta uma nova iniciativa sustentável que consiste na produção de peças de comunicação de Ponto de Venda feitas a partir de plástico reciclado. Este projeto pode enquadrar-se no conceito de economia circular, pois pretende dar uma nova vida ao material plástico que resulta da reciclagem das cápsulas – neste caso, através da utilização do mesmo na conceção de expositores e ilhas, que se encontram em diversos pontos de venda. Estas peças de Ponto de Venda têm uma maior durabilidade podendo ser utilizadas diversas vezes ao longo tempo, diminuindo a utilização de recursos.

Expositores de ponto de venda reutilizáveis feitos com plástico reciclado

 

Todas as peças foram desenvolvidas em parceria com a Extruplás, empresa parceira do programa de reciclagem de NESCAFÉ® Dolce Gusto®. Para esta iniciativa, foram produzidos expositores e ilhas que podem ser encontrados em pontos de venda de NESCAFÉ® Dolce Gusto®, como super e hipermercados. O desenho dos expositores e ilhas permite não apenas a reutilização nos pontos de venda, mas também a reutilização para outras finalidades. No caso das ilhas, estas poderão ser transformadas em canteiros que poderão ser instalados em jardins ou espaços públicos através das parcerias futuras da marca. O primeiro canteiro a ser reutilizado, fruto desta iniciativa, será instalado no recém remodelado Campus Nestlé, sediado em Linda-a-Velha.

Teresa Roseta, responsável de Marketing de Cafés da Nestlé Portugal, refere que: “NESCAFÉ® Dolce Gusto® pretende contribuir ativamente para a comunidade, através dos nossos projetos de sustentabilidade e das nossas políticas de reciclagem. Ao desenvolvermos estes expositores com a utilização de plástico reciclado, estamos a contribuir para a diminuição do desperdício de materiais temporários nas lojas e a garantir a reutilização depois do seu propósito inicial, quer com a reciclagem do plástico quer com a reutilização dos mesmos em canteiros para jardins. A nossa aposta passa por incentivar a reciclagem das nossas cápsulas, mas também promover a reutilização dos materiais para além da sua utilização única.”

O projeto insere-se no programa de reciclagem de NESCAFÉ® Dolce Gusto® que já vai no seu décimo ano e tem como objetivo aumentar as taxas de recolha e reciclagem das cápsulas de café, alavancando uma economia circular. Ao longo dos últimos anos têm sido concretizadas várias iniciativas de sustentabilidade, não só à escala nacional como internacional, que demostram ser importantes para acelerar os esforços de sustentabilidade da marca, que desde sempre promoveu a melhoria do desempenho ambiental.

As cápsulas NESCAFÉ® Dolce Gusto® podem ser recicladas através da entrega num dos cerca de 130 pontos de recolha da rede criada pela marca em 2010 ou através das compras efetuadas na sua loja online – onde o consumidor pode entregar as cápsulas usadas no momento de entrega da sua nova encomenda. O plástico da cápsula e a borra são posteriormente separados, sendo a borra aproveitada (através de um processo de compostagem) como corretivo orgânico, enquanto o plástico é reciclado para a construção de mobiliário urbano.

A marca está ainda a investir em novos sacos de reciclagem, produzidos a partir de 80% de plástico reciclado, e que são distribuídos gratuitamente nas compras online no site da marca. NESCAFÉ® Dolce Gusto® disponibiliza igualmente um recipiente de plástico 100% reciclado, que permite aos consumidores armazenar as suas cápsulas usadas em sua casa para serem posteriormente depositadas nos pontos de recolha da marca, que se encontra à venda nos pontos de venda habituais.