Sort by
Sort by

Nestlé inaugura o seu novo Campus em Linda-a-Velha

Novo espaço é mais flexível, colaborativo e sustentável
Voltar aos Comunicados de Imprensa

A Nestlé Portugal inaugura hoje a sua remodelada sede em Linda-a-Velha, no Concelho de Oeiras. O designado Campus Nestlé, que alberga hoje a sede da Nestlé Portugal, foi desenvolvido sob o conceito “All Together” e é potenciador de formas de trabalhar colaborativas, ágeis, flexíveis e digitais. Pensado em 2018 e iniciado em 2020, o projeto de remodelação foi totalmente desenvolvido para ser sustentável, quer durante a sua construção, quer agora na sua utilização.

Novo edifício-sede da Nestlé em Portugal

 

Este projeto, que transformou totalmente o interior e o exterior de um edifício construído em 1994, teve ainda como premissa potenciar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos colaboradores das três estruturas Nestlé, tendo ainda como âncora a promoção da diversidade e inclusão entre os cerca de 1000 colaboradores de 43 nacionalidades diferentes e num perfeito equilíbrio de género, 50% de mulheres e 50% de homens.

O propósito que presidiu a esta transformação foi precisamente o de ter juntas, no mesmo espaço, pessoas de diferentes idades, nacionalidades e com diferentes percursos académicos e profissionais. Sob o mote “All Together”, o Campus Nestlé é hoje um espaço com capacidade para retirar vantagens destas sinergias, transformando-as em criatividade e inovação num ambiente onde se vivem os valores da Nestlé, de respeito por nós próprios, pelos outros, pela diversidade e pelo futuro.

“Consideramos que a forma como trabalhamos e os espaços onde o fazemos influenciam diretamente o desenvolvimento e o fortalecimento da comunidade empresarial, bem como o bem-estar de cada um de nós. A criação de um novo Campus – pensado e desenhado pelas nossas próprias pessoas, de acordo com a organização antecipativa que criámos – está na verdade centrado nas pessoas, proporcionando as condições ideais para a sua forma de trabalhar e de se conectar, permitindo um melhor equilíbrio do bem-estar físico, emocional e laboral. Tudo isto constitui um fator maximizador da felicidade das nossas pessoas, o que resulta também numa comunidade empresarial da Nestlé em Portugal mais forte, alinhada e focada”, afirma Paolo Fagnoni, Diretor-Geral da Nestlé Portugal.

No edifício não existem gabinetes individuais e o desenho dos novos espaços contempla um aumento da área útil de utilização, através da otimização das infraestruturas, garantindo uma maior amplitude das zonas colaborativas, uma melhor circulação e um maior distanciamento entre postos de trabalho.

É precisamente para potenciar uma experiência de trabalho ágil e flexível que todo o edifício trabalha por ligação wi-fi, permitindo uma ligação contínua independentemente do local onde o colaborador se encontre. Nas novas salas de reunião a experiência de trabalho ficou também mais digital com as projeções de ecrã a poderem ser feitas também por wi-fi e a reserva dessas salas é agora feita a partir de um gestor digital que se encontra à entrada de cada uma delas. Para partilha de informação entre todos os colaboradores, o novo edifício está ainda equipado com um circuito de TV Corporativa, com monitores em todas as áreas comuns e uma ledwall na receção do novo Campus.

Existem ainda espaços para trabalhar de forma isolada e concentrada, com seis silent areas, 21 cocoons e phone booths e várias áreas comuns e zonas de convívio, cada uma delas equipada com coffee points, onde estão presentes todas as marcas de café que a Nestlé desenvolve em Portugal – NESPRESSO, NESCAFÉ, NESCAFÉ DOLCE GUSTO, BUONDI, SICAL, TOFA e CHRISTINA. Este remodelado edifício mantém ainda o seu conceito pet-friendly, em que os colaboradores podem trazer para o trabalho os seus animais de companhia.

Neste novo Campus é ainda possível trabalhar ou reunir no jardim – onde foram construídas áreas de escritório ao ar livre – ter aulas de ioga ou desenvolver uma horta biológica, já instalada no espaço exterior. Por forma a potenciar um maior equilíbrio traballho-família, sempre que necessário, os colaboradores podem ainda deixar os seus filhos na kid’s area.

Desenvolvido sob uma “Visão Verde” este novo espaço é ainda pioneiro na obtenção das certificações LEED e WELL (em curso), a primeira em Portugal a distinguir um projeto de remodelação. A certificação LEED premeia a sustentabilidade das opções tomadas em termos da configuração dos espaços interiores e exteriores, eficiência hídrica e energética, seleção de materiais e qualidade do ambiente. Já ao nível do bem-estar dos seus ocupantes, a certificação WELL reconhece a criação de postos de trabalho ergonómicos, flexíveis e diversificados, além do fomento da atividade física e da disponibilização de serviços médicos e iniciativas promotoras da saúde física e mental dos colaboradores.

A sustentabilidade ambiental do edifício é um reflexo dos compromissos que a Nestlé assume no caminho para a neutralidade carbónica que quer atingir até 2050. Esta cultura de respeito e preservação do ambiente está bem evidenciada no processo de transformação do edifício e manifesta-se nos materiais usados, na modernização das infraestruturas, na reutilização dos materiais previamente existentes e também nas alterações introduzidas no sistema de iluminação, na climatização automatizada e na instalação de painéis solares, permitindo poupanças substanciais nos consumos de energia e uma redução de pelo menos 300 toneladas por ano das emissões de CO2.

Este novo Campus é ainda um dos pontos centrais de um grande projeto de transformação da frota automóvel da Nestlé para veículos 100% elétricos e híbridos. Para apoiar este projeto, que ficará totalmente concluído até 2024 com um total de 465 veículos com esta tecnologia, estamos a dotar o Campus com 48 carregadores elétricos para apoiar a nossa frota nesta transformação.

A interação com a natureza é outro elemento primordial neste novo Campus Nestlé, cuja localização e dimensão de 14.700 m2 favoreceram a implementação de um conceito de vida saudável, baseado numa boa alimentação e na prática de exercício físico, envolvendo todos os colaboradores e visitantes no propósito da Companhia de desenvolver o poder da alimentação para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e para as gerações futuras.