Sort by
Sort by

NESTUM® lança livro infantil “Amália, a Abelha Rainha que salvou a Primavera”

No âmbito da celebração do Dia Mundial da Abelha

Voltar aos Comunicados de Imprensa
  • Dedicado às crianças, o livro explica a importância das abelhas para o ecossistema, alertando para o cuidado a ter com os polinizadores.
  • Inclui uma folha de papel de semente destacável que, uma vez plantada, dá origem a uma planta melífera para alimentar as abelhas.
  • Nuno Markl partilha a mensagem deste livro nos seus canais digitais, dando voz ao trailer de lançamento do mesmo.

 

“Amália, a Abelha Rainha que salvou a Primavera” é o nome do livro infantil que pretende sensibilizar os mais pequenos para a importância das abelhas no ecossistema. Lançado pela marca NESTUM® no âmbito do Dia Mundial da Abelha, que se assinala a 20 de maio, o livro, da autoria do escritor António Antunes Carvalho, visa alertar para o cuidado a ter com estes polinizadores essenciais para a biodiversidade.

Com o intuito de envolver pequenos e graúdos para que prestem o seu contributo, o livro inclui uma folha de papel semente destacável que, uma vez plantada, origina uma planta melífera, permitindo contribuir para o aumento da fonte de alimento das abelhas. O livro está disponível para download gratuito, podendo também ser adquirido através de passatempo ou como oferta na compra de NESTUM®. No site www.nestle.pt/juntospelasabelhas podem também ser descarregadas fichas didáticas sobre a importância das abelhas.

A história de “Amália, a Abelha Rainha que salvou a Primavera” conta o desafio de duas abelhas operárias que se veem a braços com a necessidade de encontrar uma solução para terem pólen, depois de os habituais campos que sobrevoavam terem sido consumidos pelas chamas. Uma narrativa que alerta para o impacto dos graves incêndios florestais registados nos últimos anos em Portugal, que destruíram extensas áreas do território, devastando igualmente centenas de colmeias e deixando muitas abelhas sem alimento.

Livro Infantil NESTUM: Amália, a Abelha-Rainha que salvou a Primavera

 

Nuno Markl dará expressão ao tema das abelhas na sua página de Instagram, através da criação do trailer do livro. “As abelhas têm uma importância gigante na nossa vida e tive o maior prazer em dar voz a este vídeo que relembra aos Humanos que não estamos sozinhos, há que fazer a nossa parte e respeitar o planeta. É maravilhoso quando marcas, como NESTUM® investem no equilíbrio da balança”, comenta Nuno Markl.

“Esta é uma história baseada em factos reais da vida destes pequenos insetos que trabalham discretamente, mas cuja ação é de importância fulcral para a Humanidade. Todas as colmeias têm heroínas como Eva e Valentina, as protagonistas desta aventura, e é a estas que todos podemos ajudar, protegendo o seu habitat e providenciando-lhes alimento em maior abundância. É este o alerta que as abelhas da Rainha Dona Amália querem deixar a todos os que leiam esta história”, afirma António Antunes Carvalho, autor do livro.

“Plantar flores melíferas: um gesto tão simples, com um impacto tão grande na vida das abelhas e, consequentemente, nas nossas. Estes polinizadores são fundamentais para a vida humana por serem responsáveis pela polinização de inúmeras leguminosas e frutas. Sem as abelhas, haveria um comprometimento da nossa alimentação e saúde pois muitos dos nossos bens alimentícios desapareceriam”, comenta Luís Ferreira Pinto, Diretor da Categoria de Dairy para a Nestlé Zona EMENA (Europa, Médio Oriente e Norte de África). “Para NESTUM® o mel é um ingrediente fundamental e é também por isso uma questão de responsabilidade social este alerta que fazemos através deste livro”, conclui.

O lançamento de “Amália, a Abelha Rainha que salvou a Primavera”, da autoria de António Antunes Carvalho – autor de outros livros infantis como “O Monstro”, “O Jacarandá Amarelo”, “O Desenhador de Sonhos”, “A Gaivota e a Onda”, entre outros – surge no âmbito da campanha de NESTUM® “Juntos Pelas Abelhas”, na qual a marca se juntou aos apicultores nacionais, através das federações FNAP (Federação Nacional dos Apicultores de Portugal) e FENAPICOLA (Federação Nacional de Cooperativas Apícolas e de Produtores de Mel), para doar 400 núcleos de abelhas-rainha e contribuir para o repovoamento das abelhas em território nacional.

 

#JuntosPelasAbelhas