Sort by
Sort by

4 start-up’s vão inovar com a Nestlé em projetos na área da nutrição, saúde, bem-estar e sustentabilidade

3ª edição do NESTLÉ START and CO.
Voltar aos Comunicados de Imprensa
  • 3ª edição do programa de inovação START and CO. 2020 chega ao final da sua fase de exploração, com 4 projetos vencedores que passam agora à fase de prototipagem.
  • Fidu, Phamo, Macco e GoodBag foram as start-up’s selecionadas para materializar os conceitos co-criados com a Nestlé Portugal até ao fim de 2021.

 

Foram quatro as startups apuradas na mais recente edição do START and CO. 2020, que acaba de concluir a sua fase de exploração. De 51 candidaturas iniciais e 6 finalistas, os projetos da Fidu, Phamo, Macco e GoodBag foram os eleitos para passarem à fase de prototipagem, por terem co-criado projetos que contribuem para as áreas de crescimento futuro, no âmbito da nutrição e da sustentabilidade.

Apostar em ideias que façam a diferença na vida das pessoas, é o mote principal deste programa de empreendedorismo, onde as start-up’s têm a oportunidade de poder colaborar com a Nestlé Portugal para co-criar os seus projetos com base num ambiente real de mercado, podendo ainda usufruir de mentoria na conceção e desenvolvimento de novas soluções, em parceria com uma equipa multidisciplinar da Nestlé, com mais de 20 pessoas envolvidas, que criaram e desenvolveram estas novas soluções, em conjunto, até ao Pitch.

Os responsáveis destas quatro start-up’s desenvolveram propostas concretas para necessidades do dia a dia de todos nós. Foi esse o seu ponto de partida, as dificuldades reais encontradas por cada um deles na sua interação com os outros e mesmo em família, questões para as quais não existia ainda uma resposta no mercado. Exemplo disso são as alergias alimentares e as difíceis escolhas para quem delas sofre; a adoção de hábitos sustentáveis em todas as áreas da nossa vida que são relevantes para os consumidores, mas difíceis de adotar; a precisão dos conselhos de nutrição personalizados e adequados às necessidades específicas de cada individuo e até mesmo soluções de robótica que tornam mais convenientes os diversos momentos de consumo.

A iniciativa, lançada pela Nestlé Portugal em conjunto com a Nova School of Business and Economics, conseguiu reunir o que de melhor se faz em termos de inovação a nível nacional e internacional nas áreas de Nutrição, Saúde, Bem-Estar e também na Sustentabilidade.

As candidaturas abriram a 30 de julho de 2020, e até 12 de março deste ano, decorreram as três etapas do START and CO. 2020 - Candidaturas, Seleção e Co-desenvolvimento que culminou com o Pitch na 6ª feira, 12 de março.

Andreia Vaz, Head of Strategy & Innovation da Nestlé Portugal, sublinha: “a cada edição fica mais complicado selecionar os finalistas, porque realmente são-nos apresentados projetos com grande qualidade e potencial, direcionados às necessidades dos consumidores, mas também a futuros espaços brancos de mercado. É crítico co-criar soluções com a comunidade empreendedora, e com especialistas da Nestlé que ativaram esta visão dentro da empresa de forma extraordinária, pois todos juntos trouxeram novos conhecimentos técnicos e perspetivas que suportam os nossos valores de inovação e de sustentabilidade, fundamentais para cumprir o propósito da Nestlé de “desenvolver o poder da alimentação para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e para as gerações futuras.”

Para Pedro Brito, Associate Dean for Executive Education & Business Transformation, “esta parceria junta o melhor de três mundos - a Academia, as Empresas e as Start-up’s - para co-criarem soluções com impacto face a novos desafios. O Start and Co 2020 mantém a ambição de ensinar, capacitar e inspirar os intra-empreendedores de equipas transversais da Nestlé a inovar, bem como a praticar ativamente na co-criação das soluções com as start-up’s, de uma forma colaborativa e experimental”.

A Nestlé vai avançar agora com 4 novos protótipos durante 2021, para testar no mercado até ao final do ano e dará a conhecê-los assim que estas novas soluções fiquem disponíveis para os consumidores.

Da parceria entre a Nestlé Portugal e a Nova SBE já resultaram projetos pioneiros como a Allo Smiles, Allmicroalgae, Buggle, InnovaWorks, JIT, Petable, Pet Hub, Progrow, Team8, cujos projetos e negócios continuam em aceleração e a colaborar com a Nestlé a nível de novos modelos de negócio, digitalização de sistemas, academias de aprendizagem online, entre outros, quer a nível Ibérico, quer a nível Europeu.