Sort by
Sort by

Nestlé promove agroempreendedorismo junto da próxima geração de agricultores

"Generation Regeneration"
Voltar aos Comunicados de Imprensa

Na próxima sexta-feira, dia 19 de novembro, a fábrica de Avanca da Nestlé vai abrir as portas para um Open Day destinado a estudantes de Agronomia da Faculdade de Ciências do Porto e da Escola Superior Agrária de Beja, que querem fazer da agricultura o seu futuro. A iniciativa insere-se no projeto Agripreneurship, que está a ser desenvolvido pela Nestlé em vários mercados, entre os quais Portugal.

Projeto Agripreneurship da Nestlé Portugal

 

O Open Day na fábrica de Avanca marca o arranque do projeto Agripreneurship em Portugal. Com o objetivo de ajudar a desenvolver os jovens agricultores do futuro, a Nestlé tem previstas diferentes iniciativas na área de agricultura, nomeadamente: Programas de Estágio em parceria com os Fornecedores, Ações de Formação para jovens agricultores, Academias Agripreneurship para alunos universitários e Open Days na fábrica de Avanca.

Neste 1º Open Day em concreto, os jovens universitários vão ser conduzidos pela história de uma das matérias-primas mais importantes: o trigo utilizado na famosa papa Cerelac. É uma matéria-prima historicamente produzida em Portugal, nos campos do Alentejo, por produtores com quem trabalhamos há vários anos, através de práticas tradicionais, respeitando a natureza.

O objetivo deste contacto é que os alunos compreendam todo o ciclo do trigo para a alimentação infantil e possam perceber onde poderão vir a acrescentar valor no futuro. Além da visita à fábrica onde vão passar por cada fase do processo, os jovens contarão também com a presença de um conjunto de convidados que irão dar os seus testemunhos/dicas sobre o tema: Direção de Recursos Humanos, Agrónomo da Nestlé, Produtor nacional de trigo, Fornecedor de matérias-primas, entre outros.

Para fechar o Open Day, os jovens vão ser desafiados a prepararem um caso/exporem as suas ideias sobre uma questão genérica: “Se tivesses todos os meios disponíveis, como te dedicarias à área da agricultura em Portugal?”. Após um processo de análise com um pitch a um comité de especialistas, os dois melhores poderão ganhar um estágio de três meses, a realizar em 2022 na Nestlé – na fábrica de Avanca - e num dos nossos Fornecedores (a Carneiro Campos e a Germen – Moagem de Cereais).

Os agricultores são os alicerces e o futuro do sistema alimentar. É por isso, que a Nestlé pretende inspirar, formar e dar aos jovens agricultores de amanhã os meios necessários para poderem desenvolver os seus conhecimentos e as suas competências, e alimentarem os seus espíritos empreendedores para gerirem as suas produções de forma responsável e sustentável para as gerações futuras.

Conseguir ganhar a vida com a agricultura é um desafio cada vez maior. Ciente disso, a Nestlé está empenhada em contribuir para um sistema alimentar regenerativo, aquele que visa proteger e restaurar o meio ambiente, melhorar os meios de subsistência dos agricultores e também o bem-estar das comunidades agrícolas.

Os esforços de regeneração da Nestlé estão a ser lançados sob o mote “Generation Regeneration”, com foco nos agricultores, nos jovens, nos consumidores e nos seus próprios colaboradores. O apoio aos jovens que têm paixão pela agricultura é uma das prioridades globais da Nestlé, que lançará globalmente, em novembro, uma nova plataforma de formação para atrair e formar a próxima geração de agricultores. Em Portugal, o arranque é feito neste Open Day em Avanca, a 19 de novembro.