Relatório Purina in Society revela as 8 tendências futuras do mercado de Petcare

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  • A procura por proteínas alternativas, produtos personalizados e a transparência dos ingredientes deverá continuar a crescer.
  • Os desafios emergentes incluem a escassez de ingredientes e o impacto ambiental ao nível das cadeias de abastecimento e das embalagens.
  • Este relatório mostra os progressos realizados pela Purina em matéria de compromissos para com a sociedade, nomeadamente: lançamento de 30 novos produtos, apoio à adoção de 98.731 animais de companhia e o alcance de 94% de soja livre de desflorestação.

 

Mulher com 3 cães no campo

 

A Purina revela as oito tendências que vão ter impacto no mercado de Petcare. Estes dados foram divulgados no âmbito do 3º Relatório Purina in Society, que também inclui os desafios emergentes para a indústria, sendo que as principais conclusões tiveram como base mais de 100 entrevistas a médicos veterinários, jornalistas, líderes do sector, parceiros Purina e líderes de opinião.

O Relatório Purina in Society (PinS) também mostra o impacto que as iniciativas, parcerias e colaborações da Purina tiveram na vida dos animais de companhia, das pessoas que os amam, e do planeta. E apresenta em detalhe os progressos realizados face aos compromissos assumidos pela Purina com a Sociedade, tendo sido elaborado de acordo com as Normas GRI (GRI Standards Sustainability Reporting Guidelines (2018/2020)).

Entre as atividades desenvolvidas pela Purina nos últimos 2 anos, destaque para as seguintes:
  • Lançou 30 novos produtos para melhorar a saúde e o bem-estar dos animais de companhia.
  • Atingiu 94% de soja livre de desflorestação e 78% das embalagens produzidas são desenvolvidas para serem recicláveis.
  • Trabalhou com parceiros para educar mais de 1 milhão de crianças sobre a forma responsável de conviver com animais de companhia.
  • Apoiou a adoção de 98.731 animais de companhia.

Já estão em curso planos para garantir que os restantes compromissos Purina em áreas como o Abastecimento Responsável de peixe e marisco também sejam alcançados.

O relatório salienta igualmente as mudanças que o sector enfrenta no seu conjunto, depois de um ano em que a pandemia COVID-19 teve um impacto na vida e nas empresas em todo o mundo. Com base em insights de pesquisa de mercado e mais de 100 entrevistas a especialistas do sector, a Purina partilhou oito tendências que irão moldar - ou já estão a moldar - o futuro do mercado de Petcare bem como seis desafios que a indústria vai enfrentar:

Tendências:

  1. Aumento de animais de companhia nos lares - Os dados do Euromonitor recentemente publicados mostram uma aceleração na aquisição de animais de companhia em toda a Europa, Médio Oriente e Norte de África, em comparação com 2019, onde o crescimento da população de animais de companhia foi de 3 milhões. 2020 viu a população total de animais de companhia crescer 5,1 milhões na mesma região, o que representa um crescimento de 70%.
  2. Mudanças no futuro do trabalho em resultado da recente exigência de trabalho remoto.1
  3. Mudança para o e-commerce - Os ganhos históricos do e-commerce foram amplificados no ano passado, à medida que os consumidores lidavam com o distanciamento social.2
  4. Crescente preferência por ingredientes alternativos/proteínas alternativas - A diminuição dos recursos naturais à escala global coloca pressão na redução do consumo ou na procura de fontes alternativas. Além disso, à medida que a geração millennial trata os cães e gatos como um membro da família, mais cães estão agora a consumir dietas flexitarianas – com alimentos feitos a partir de proteínas animais e vegetais.3
  5. Procura contínua de alimentos mais naturais impulsionada por preocupações de saúde e bem-estar dos animais.4
  6. Compreensão elevada do impacto social do papel dos animais de companhia, contribuindo positivamente para a saúde humana, a educação e as comunidades.5
  7. Soluções perfeitas, Inteligência Artificial ativada e otimizada, incluindo nutrição personalizada - As pessoas estão a recorrer a formas inteligentes de gerir as suas vidas através da tecnologia digital, alimentadas por big data, inteligência artificial e preditiva. À medida que a tecnologia alimenta melhores experiências e novos serviços para os consumidores noutras áreas da sua vida, as expectativas das pessoas em produtos e experiências perfeitas, personalizadas e agradáveis ao nível dos cuidados com animais de companhia também aumentam.6
  8. Novas exigências de transparência das empresas7 - Os consumidores querem poder avaliar os impactos ambientais das suas decisões de compra, incluindo os impactos ambientais e o bem-estar dos animais na cadeia de valor e a transparência dos ingredientes.

Desafios:8

  1. Resiliência das cadeias de abastecimento - Durante 2020, os fabricantes enfrentaram desafios sem precedentes numa pandemia global. Os obstáculos a uma mão-de-obra saudável, a procura de matérias-primas ou o comércio transfronteiriço tiveram, em alguns casos, impacto nos stocks e poderão ter um impacto num futuro próximo.
  2. Acesso desigual a produtos de Petcare a preços acessíveis - devido tanto à disponibilidade como ao impacto da pandemia no rendimento das famílias.
  3. Escassez de ingredientes - e a necessidade de gerir a disponibilidade de recursos para se manter dentro dos limites do planeta.
  4. Compromisso do Grupo Nestlé em atingir as zero emissões líquidas de gases com efeito de estufa até 2050 e novos modelos de negócio.
  5. Impacto ambiental do fornecimento e das embalagens na saúde do planeta.
  6. Contínua transformação tecnológica da economia e da forma como vivemos as nossas vidas e produzimos alimentos para animais de companhia.

Jeff Hamilton, CEO da Nestlé Purina PetCare Europa, Médio Oriente e Norte de África, afirmou: "Estamos em vias de definir novas ambições e vamos rever os nossos compromissos para garantir que podemos realmente operar dentro dos limites do planeta e impactar positivamente as pessoas e a sociedade no geral. Isto vai pressionar-nos a ir mais longe e mais depressa, impulsionar o progresso nas questões sociais e continuar a cumprir o nosso propósito – criando vidas mais ricas para os animais de companhia e para as pessoas que os amam."

Em Portugal, a Purina abriu a primeira clínica veterinária PetSchool na KidZania, com 8.500 visitas de dezembro de 2019 até ao início de março 2020, e mais de 1.500 crianças foram envolvidas com o projeto PetSchoool no PET FESTIVAL, um programa que visa educar os tutores do futuro; deu suporte a Associações de Proteção Animal e famílias carenciadas por todo o país, através de doação de 66 toneladas de alimento aos seus parceiros ANIMALIFE e MAD PANDA; promoveu a adoção e apoio a Associações de Proteção dos Animais através da plataforma petsharing.pt e manteve as suas parcerias com a Pata de Açúcar, KOKUA e Mão Guia, empreendedores sociais no âmbito dos benefícios dos animais de companhia (cães de assistência e terapia).

"Esta edição do Relatório PinS destaca o progresso feito em relação aos nossos compromissos Purina na sociedade durante os anos de 2019 e 2020, mostrando o nosso trabalho contínuo com parceiros e organizações para enriquecer a vida dos animais de companhia, das pessoas que os amam e das comunidades em que vivem. Juntos, trabalharemos para criar um futuro resiliente para os animais de companhia, o nosso planeta e as comunidades onde operamos”, refere João Castanheira, Business Executive Officer da PURINA Portugal.

 

Referências:
  1. Instituto Global McKinsey, 23 de novembro de 2020: O que vem a seguir para o trabalho remoto: Uma análise de 2.000 tarefas, 800 empregos e nove países
  2. Euromonitor, 2020
  3. Kantar, 2021
  4. Mintel, 2020
  5. Purina, agosto de 2020: O papel da ligação entre os animais de companhia e as pessoas: revisão e resumo da evidência
  6. Kantar, 2021
  7. Globescan Purina Stakeholder Research, 2020. E outras fontes como Kantar, novembro de 2020: Uma estratégia orientada para o propósito será essencial para as empresas após o COVID-19
  8. Globescan Purina Stakeholder Research, 2020