Sort by
Sort by

Nespresso lança novo café biológico para dinamizar a produção de café na República Democrática do Congo

Reviving Origins KAHAWA ya CONGO revela os sabores doces e frutados do café das zonas vulcânicas do Lago Kivu
Voltar aos Comunicados de Imprensa

A Nespresso apresenta hoje um novo café biológico, o Reviving Origins KAHAWA ya CONGO ("Hope of Congo"), uma mistura sazonal suave e frutada, cultivada nos solos vulcânicos ricos do Lago Kivu na República Democrática do Congo (RDC), onde a comunidade foi devastada por décadas de instabilidade política e económica.

O café KAHAWA ya CONGO é o primeiro café biológico do programa Reviving Origins da Nespresso, que visa restaurar a produção de café em regiões afetadas por adversidades como conflitos, dificuldades económicas e desastres ambientais. Desde o seu lançamento em 2019, o programa permitiu que a produção de cafés de áreas do Zimbábue, Uganda, Colômbia e agora da República Democrática do Congo se tornassem cafés sazonais. O modelo sustentável exclusivo da marca em países produtores de café, Programa Nespresso AAA Sustainable Quality, oferece a base para o seu trabalho nas regiões Reviving Origins e envolve mais de 110.000 agricultores em todo o mundo.

NESPRESSO Reviving Origins KAHAWA ya CONGO

Brigitte Felber, BEO Nespresso Portugal refere: “Temos o prazer de apresentar aos consumidores uma das melhores e mais exclusivas combinações do mundo. Com o nosso programa Reviving Origins, estamos a ajudar os produtores de café de Kivu a restaurar o café na sua plenitude e a reconstruir os seus meios de subsistência, enquanto oferecemos apoio social vital para melhorar o bem-estar das comunidades. Com este café, os consumidores podem obter uma experiência de sabor verdadeiramente única e desempenhar um papel importante na revitalização do café e das comunidades na RDC após décadas de conflito e instabilidade económica.”

O café e as comunidades em Kivu

Há quatro décadas atrás, o café era o segundo produto de exportação mais importante para a RDC e classificado entre os melhores do mundo, mas anos de agitação fizeram com que os volumes de café caíssem dez vezes desde 1980. Para muitas comunidades que cultivaram essas terras por gerações, o seu modo de vida corre o risco de desaparecer.

A Nespresso, em conjunto com a TechnoServe, associação global sem fins lucrativos; a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID); e o café Virunga Coffee/Olam International, trabalham com 2.500 produtores em Kivu do Sul para melhorar a qualidade e o rendimento do café e incorporar práticas agrícolas sustentáveis. A Nespresso está também a expandir o programa em Kivu do Norte para incluir potencialmente até 1.700 agricultores.

Um agricultor de Kivu, o Turanyi Kabasura, afirma: “Vejo os meus dias a serem melhores do que no passado, pois vou trabalhar com a garantia que recebo um pagamento regular e um bónus cada vez após a venda do café. Em toda a minha vida, ninguém me deu esse bónus. Posso usar isso para desenvolver outras estratégias, como criar pequenos animais, ou a minha esposa pode gerir um pequeno negócio. Estou a começar a ver os resultados do meu trabalho.”

O projeto também vai para além do café, com planos para enfrentar os desafios da saúde que afetam as comunidades agrícolas na RDC. Em parceria com a Eastern Congo Initiative (ECI), a Nespresso está a investir cerca de 1 milhão de euros para apoiar a criação de 23 pontos de acesso à água em toda a região de Kivu, além de uma clinica de saúde primária e cinco clínicas móveis de saúde, que fornecerão 13.000 consultas de saúde por ano às comunidades locais, ajudando no combate à cólera, um grande problema de saúde do país.

Uma experiência de sabor requintada

Os solos vulcânicos ricos ao longo das margens dos lagos Kivu, no leste do Congo, são ideais para o cultivo. O café biológico KAHAWA ya CONGO tem uma pequena porção dos grãos com uma cor mais escura para realçar toda a intensidade e corpo do café. Na chávena, é suave e equilibrado e revela notas de cereais doces, sedutores, e aromas de nozes, refletindo a sua origem terroir ideal. Envolvido com leite, esses aromas transformam-se num sabor leve, doce e cremoso com notas de biscoito, um toque de noz e uma textura sedosa.

KAHAWA ya CONGO já está disponível nas boutiques Nespresso, online e por telefone, com entregas gratuitas na morada que quiser.

Uma grande variedade

Paralelamente a este lançamento, a Nespresso traz de volta os três outros cafés sazonais do programa Reviving Origins para 2021, ajudando na recuperação económica de longo prazo para os agricultores locais, bem como mostrando o seu valor para o mundo:
  • AMAHA awe UGANDA - um café de origem única com acidez, cultivado nas montanhas Rwenzori do Uganda.
  • TAMUKA mu ZIMBABWE - um espresso florido do famoso Vale de Honde, nas terras altas do leste do Zimbabué.
  • ESPERANZA de COLOMBIA - um espresso rico e equilibrado, com notas frutadas e acidez fina, das regiões colombianas de El Rosario e Caquetá.