Sort results by
Sort results by

Nestlé conquista Selo da Diversidade

Iniciativa promovida pela Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão
Voltar aos Comunicados de Imprensa

A Nestlé conquistou o Selo da Diversidade 2021, atribuído pela Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI), em conjunto com o Alto Comissariado para as Migrações. Esta atribuição vem reforçar o propósito e os valores da Nestlé que se baseiam no respeito pela própria empresa, pelos outros, pela diversidade e pelo futuro, sendo a aposta na Diversidade e Inclusão parte integrante da sua cultura.

A Nestlé concorreu ao Selo da Diversidade em três categorias e venceu todas: Cultura organizacional, Desenvolvimento profissional e progressão na carreira, e Condições de trabalho e acessibilidades. 

Atribuído de dois em dois anos, o Selo da Diversidade é uma distinção de prestígio que pretende premiar as organizações que realizam ou fomentam práticas enquadradas em políticas e estratégias de promoção da diversidade e da igualdade de oportunidades no trabalho, independentemente da origem cultural, étnica e social, orientação sexual, género, idade, estilo pessoal, religião, características físicas ou outras, tal como descrito na Carta Portuguesa para a Diversidade.

“Na Nestlé procuramos assegurar que a diversidade e inclusão são parte integrante da forma como trabalhamos, o que envolve proporcionar um local e ambiente de trabalho que valoriza as diferenças de cada Colaborador, e que inova na forma como dá resposta às necessidades dos nossos variados Clientes e Consumidores em todos as geografias onde estamos presentes. A conquista deste Selo só vem confirmar que estamos no bom caminho”, afirma Maria do Rosário Vilhena, Diretora de Recursos Humanos da Nestlé Portugal.

A Nestlé assegura oportunidades iguais para todos, ao longo de todo o ciclo de vida do Colaborador, começando desde logo no recrutamento. Promove com regularidade sessões com as equipas de liderança da empresa com o objetivo de criar consciência sobre a inclusão, realizando também formações relativas a preconceitos inconscientes, bem como seminários e fóruns de discussão sobre temas relevantes como gestão do stress, resiliência e apoio na área da saúde mental.

Outro exemplo concreto de como a Nestlé promove a diversidade é no que se refere à igualdade de género. Em 2020, atingiu a paridade de género, sendo metade dos seus 2319 Colaboradores, mulheres. Esta percentagem é já mais elevada no que diz respeito às mulheres em cargos de chefia, 51% das chefias intermédias são do género feminino, que está ainda representado em 33% ao nível do top management.

Em Portugal, a Nestlé conta com Colaboradores de 43 nacionalidades que operam em áreas de apoio internacional a outras subsidiárias um pouco por todo o mundo. É esta diversidade cultural que ajuda a empresa a ter uma mentalidade e uma abordagem correta no mercado.

Quanto à inclusão de pessoas com deficiência, a Nestlé definiu o recrutamento inclusivo como uma prioridade e, por isso, tem desenvolvido várias ações de modo a acelerar o processo de recrutamento de pessoas com diversos graus de incapacidade, desde logo através dos programas de estágio. A nível externo, mantém um contacto regular com várias associações que apoiam pessoas com deficiência, por forma a compreender as necessidades destes Colaboradores e quais as adaptações necessárias a fazer nos seus postos de trabalho.

Em linha com o seu propósito e as prioridades de mercado relacionadas com a promoção da Diversidade e Inclusão, a Nestlé subscreveu em 2020 a Carta Portuguesa para a Diversidade e, em 2021, tornou-se associada da APPDI.