Sort by
Sort by

Anna Lenz sucede a Paolo Fagnoni como Diretora-Geral da Nestlé Portugal

Com efeitos a dia 1 de julho
Voltar aos Comunicados de Imprensa

Anna Lenz, atualmente responsável do negócio Nespresso na Europa, regressa a Portugal para ser a Country Manager da Nestlé em Portugal, a partir de 1 de julho de 2022.

Paolo Fagnoni, Market Head da Nestlé em Portugal desde 2018, foi nomeado Zone Europe Food Category Head, a partir da mesma data.

Anna Lenz, 42, de nacionalidade suíça e licenciada em matemática teórica, iniciou a sua carreira na Nestlé em 2004, na área internacional de auditoria do Grupo. Após diversas funções na área de Finanças, em 2017 um novo desafio trá-la a Portugal como Business Executive Officer para a Nespresso, onde liderou um dos mais bem-sucedidos mercados da Nespresso na Europa. No início de 2020, foi promovida à sua atual posição, integrando a Leadership Team da Nespresso a nível global.

Anna Lenz regressa agora ao nosso país como a primeira mulher a liderar o Grupo Nestlé em Portugal, num contexto de recuperação do turismo e dos hábitos tradicionais de consumo e do mercado após as fases mais agudas da pandemia.

Para a nova Country Manager, “é uma enorme alegria estar de volta a Portugal com o meu marido e os nossos três filhos, para assumir novas responsabilidades que me vão permitir ter maior influência na forma como a Nestlé cria e partilha valor económico e valor social no país. O grupo Nestlé tem em Portugal uma posição de liderança única e uma reputação invejável, fruto de um compromisso continuado com os consumidores portugueses. É assim que queremos prosseguir, com fortes parcerias no retalho e no HORECA, empenhados no desenvolvimento das nossas pessoas, dos nossos produtos e das nossas marcas e firmemente comprometidos com uma cultura de sustentabilidade em todas as nossas atividades.”

Após 4 anos e meio em Portugal, Paolo Fagnoni irá assumir a responsabilidade europeia da categoria de culinários, baseado na sede da Nestlé, em Vevey - Suíça.

Paolo Fagnoni, 57, de nacionalidade italiana, integrou o Grupo Nestlé em 1991, em Itália, onde desempenhou diversas funções de gestão em Marketing e Vendas. Em 2003 inicia a sua carreira internacional na Nestlé Purina, primeiro como Diretor Regional para a Alemanha e a Áustria e posteriormente como Responsável pela Região da Europa Central e de Leste. Em 2008, foi nomeado Business Executive Manager Culinários na Alemanha, e, em 2012, assumiu a responsabilidade de Zone EMENA Regional & Category Manager na sede da Nestlé em Vevey - Suíça, onde ao longo de 5 anos contribuiu significativamente para o desenvolvimento da categoria de Alimentação, até à sua nomeação para a atual posição, em 2018.

Nos últimos anos à frente da Nestlé em Portugal, Paolo Fagnoni impulsionou o desenvolvimento dos negócios do Grupo, atingindo níveis de crescimento sustentáveis, quotas de mercado ímpares e contribuindo significativamente para o crescimento do mercado nas categorias em que a Nestlé está presente. Com uma preocupação firme na liderança das agendas da alimentação saudável e da sustentabilidade, consolidou a Nestlé Portugal como a companhia líder incontestável no setor de F&B em Portugal. Deixa ainda como marca da sua passagem em Portugal a promoção na Nestlé de uma cultura inclusiva e antecipativa, marcada por um desempenho ágil e flexível e por uma forte preocupação pelo desempenho regenerativo de toda a organização.

Para Paolo Fagnoni, “foram quatro anos e meio incrivelmente enriquecedores, quer do ponto de vista pessoal, quer do ponto de vista profissional e que sempre recordarei como um dos melhores períodos da minha vida e da da minha família. Ultrapassámos com sucesso uma pandemia que afetou profundamente a nossa forma de viver, trabalhar e de fazer negócios. Procurei, por isso, promover uma cultura de antecipação que nos permitiu ser mais resilientes, alavancando sinergias com os nossos parceiros de negócio e antecipando as necessidades dos consumidores e de todos os nossos stakeholders. Estou igualmente muito satisfeito com os progressos que fizemos em termos dos nossos compromissos de sustentabilidade e da nossa orientação para a importância da inovação. Creio que os consumidores têm reconhecido esse esforço da Nestlé e por isso desfrutamos de uma reputação ímpar em Portugal. A minha mais calorosa gratidão vai para toda a comunidade empresarial da Nestlé em Portugal, cujo empenho e atitude entusiasmada permitiram de facto realizar tudo o que concretizámos ao longo destes anos. Quero, por isso, agradecer a todos os meus Colegas e também aos nossos parceiros e Clientes pelo apoio e pela confiança que depositaram na Nestlé e em mim.”